SPFW, dia 3: o viking feminino de Patricia Bonaldi e o não-gênero de João Pimenta

* De São Paulo

Se o primeiro dia foi de romantismo por elas na passarela de Ronaldo Fraga, quem  também trouxe pitadas de feminilidade foi o estilista João Pimenta, neste terceiro dia de São Paulo Fashion Week. O curioso? João comanda uma grife de moda masculina, mas é justamente nessa desconstrução do que é para ela e o que é para eles que o estilista foca seu trabalho.

#DonnaNaSPFW
:: Tudo sobre a edição inverno 2016 da SPFW
:: SPFW começa com convidados chegando de metrô ao desfile de Herchcovitch
:: 2º dia: o romantismo de Ronaldo Fraga e a land art da Animale

:: Veja os bastidores de tudo o que rola na semana de moda no nosso Insta, o @revista_donna

Quem também atraiu olhares nesta terça-feira foi a estilista Patrícia Bonaldi, com sua PatBo – e muito por conta da sua sempre estrelada fila A, repleta de bloggers e globais. Quer saber como foi o dia de desfiles na Bienal? Vem ver o nosso resumão:

Vitorino Campos e o espaço sideral

Em seu segundo desfile nesta edição da SPFW – primeiro, como estilista da Animale, na segunda-feira, e agora à frente de sua marca homônima -, Vitorino Campos trouxe para a passarela uma coleção com ares futuristas. Com uma cartela de cores que alterna entre o preto, o branco e o índigo – com espaço ainda para o rosa -, as peças aparecem em modelagens ora soltas e descomplicadas, ora justíssimas.

Os comprimentos também ficam entre os na altura dos tornozelos e os mínis – e, muitas vezes, em uma releitura do uniforme espacial. Pantalonas, bustiês com muito babados, longos esvoaçantes e muito denim, inclusive em um biquíni. A quebra ficou por conta das estampas de visões desfocadas e também pelas peças bordadas com mais de 18 mil cristais Swarovski.

 

Iódice e o novo grunge

O que Kurt Cobain, a Belle Époque e o filme Morte em Veneza têm em comum? Foi justamente dessa ligação que saiu o novo grunge proposto por Valdemar Iódice e Simone Nunes. Tricôs, babados e rendas apareceram em peças bem urbanas na proposta para o inverno 2016.

Na passarela da Iódice, o que se viu novamente foi o mídi dando lugar a vestidos e saias com comprimento no tornozelo. Na cartela de cores, tons terrosos como o militar, laranja e azul petróleo, além do bom e velho preto & branco – que também surgiu em listras de diferentes tamanhos na coleção.

 

GIG Couture e a art decó tropical

Se depender da GIG, o inverno 2016 vai ter cor – e muita! Especialista em tricôs, a marca mineira GIG têm como referência a art decó, mais especificamente o trabalho do francês Adrien Jacques Garcelon, e o resultado não poderia ser mais a cara do nosso frio tropical.

Plissados, vestidos no tornozelo e jaquetas com um toque sporty foi o que se viu na passarela da grife. O destaque fica por conta dos pássaros bordados com muito brilho em algumas das peças mais bonitas da etiqueta – que, aliás, brincou com o crash de estampas com sucesso nesta edição.

 

João Pimenta e o não-gênero

João Pimenta trouxe novamente o não-gênero como filosofia básica de seu inverno 2016. O resultado disso são peças de alfaiataria que buscam referência no armário delas, como a saia plissada e o robe de seda – tudo isso usado, acredite, com terno! É o que o estilista chama de misturar o street wear, o black tie e o home wear, tudo ao mesmo tempo.

Mais: João ainda colocou babados na lapela de paletós, laços nas mangas e muitas, muitas flores para contrastar com sua alfaiataria sempre impecável. A cartela de cores resgata ícones nacionais como o tucano, a arara e a bandeira – e isso se traduz em tons vivos na passarela.

 

PatBo e o universo viking para elas

Estilista queridinha das blogueiras e celebs da vez, Patrícia Bonaldi não poderia ter uma fila A mais representativa para o desfile de sua segunda marca: a apresentadora Sabrina Sato, as atrizes Camila Queiroz (a Angel de Verdades Secretas) e Sophia Abraão e as blogueiras Thassia Naves, Camila Coutinho e Lalá Rudge foram apenas algumas das que marcaram presença. Mas não é por ter – e querer agradar – seu público cativo que Pati fica no óbvio.

Para seu inverno 2016, a grife escolheu uma tema o universo viking, mas com um toque bem feminino. Achava que as franjas ficariam na temporada passada, quando reinou a inspiração setentista? Ainda não, se depender da label – que brincou com comprimentos diferentes e ainda trocou seus típicos bordados por pedrarias e cordas. PatBo diz que a mulher que a marca veste amadureceu – talvez por isso o romantismo quase que exagerado tenha dado lugar para a elegância e a atitude.

 

Ellus e o streetwear renovado

Com a top Carol Trentini como estrela exclusiva – e ainda nomes como Daiane Conterato e Renata Kuerten -, a Ellus abriu o desfile com skatistas e praticantes de parkour, modalidade em que os praticantes aprimorama a habilidade de subir em muros ou paredes com os movimentos do corpo. O que se seguiu, claro, teve tudo a ver com a pegada urbana da performance inicial: mais um revival da moda urbana e prática dos anos 1990, com direito a pegada esportiva característica da label.

Calças de cós baixo que misturam moletom os jeans, as tais joggings, shorts curtinhos, tops cropped (inclusive com gola alta!) e minissaias são algumas das apostas da grife. Na cartela de cores, preto, branco, cinza e muito vermelho, além da estamparia em xadrez quadriculado. Para fechar a terceira noite de desfiles, a Ellus armou uma festa ali mesmo no local do desfile, o terceiro piso da Bienal, com a presença da rapper Karol Conka.

 

O que vem por aí

Quarta-feira (21/10)

12h15min – Reinaldo Lourenço
16h – Samuel Cirnansck
17h – Apartamento 03
18h30min – Coven
20h – Hêlo Rocha

Quinta-feira (22/10)

10h – Lethícia Brostein para Riachuelo
12h20min – Gloria Coelho
16h – Fernanda Yamamoto
17h – Juliana Jabour
18h30min – Lolitta
20h – Lino Villaventura
21h – Osklen

Sexta –feira (23/10)

10h – Giuliana Romanno
11h30min – Patricia Viera
16h – Wagner Kallieno
17h30min – Ratier
19h – Colcci
20h – Amapô

* A repórter viajou a convite da organização da SPFW
** Fotos: Agência Fotosite

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna