Os tons de Dilma: conheça o guarda-roupa de uma presidente que só usa o que gosta

Editora do caderno Donna comenta as cores e formas do figurino usado pela chefe de Estado

Foto: Julio Cavalheiro

Inspirando-se na tabela pantone da chanceler alemã Angela Merkel (para ver, clique aqui), criada pela designer holandesa Noortje van Eekelen e que repercutiu na internet, ZH preparou um infográfico com as cores do guarda-roupa da presidente Dilma Rousseff.

Leia abaixo o comentário da editora do Donna, Mariana Kalil, sobre o estilo de Dilma

A presidente Dilma Rousseff conhece seu estilo e só usa o que gosta. Não é levada a modismos, tampouco influenciada por estilistas. Sua eleita é a gaúcha Luisa Stadtlander, com ateliê no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Diferentemente de outros designers que trabalharam com a presidente, como o paulista Alexandre Herchcovitch, Luisa respeita as decisões da cliente.

Navegue pela tabela de cores das roupas da presidente:

? É preciso ter claro que Dilma representa para o mundo muito mais do que a roupa que ela veste ? me contou Luisa durante uma conversa sobre as escolhas de figurino da presidente.

Uma característica é sempre marcante no estilo de Dilma Rousseff: os casacos e blazers com mangas três quartos. Oitenta por cento do seu guarda-roupa respeita este comprimento. Foi uma ideia de Luisa imediatamente incorporada por Dilma. Trata-se de um recurso cômodo para despachar no gabinete e também proporciona um ar mais leve, já que Dilma é uma mulher alta e este tipo de manga garante mais frescor e leveza ao visual.

Luisa costuma defender uma paleta de cores claras. Acredita que esse recurso cai muito bem em Dilma e ilumina a presidente. No começo do mandato, havia uma predileção maior pelo conjunto básico de calça e blazer. Hoje, Dilma já se sente mais confortável em usar saias e vestidos. Também tem ousado mais nas estampas. Se antes seus looks eram majoritariamente lisos, hoje já arrisca-se em peças de desenhos florais e geométricos. Nota-se também uma maior adesão aos detalhes, como golas de renda e botões forrados. A Dilma de hoje não é tão básica como já foi.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna