Oscar 2016: curiosidades sobre o tapete vermelho da premiação

Por Natasha Heinz, especial

Hoje em dia, o Oscar é quase dois eventos em um: a premiação em si e, antes, o tapete vermelho, com vestidos maravilhosos (e alguns horríveis) entrevistas e até alguns tombos para diminuir a tensão pré-distribuição das estatuetas. Mas nem sempre foi assim: o tapete vermelho como a gente conhece passou a fazer parte do Oscar e de outras premiações há pouco tempo.

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução

Nós falamos muito sobre o tapete vermelho, mas será que sempre sabemos do que estamos falando? Ou por que estamos falando sobre ele? Para deixá-la totalmente por dentro da premiação que acontece neste domingo, no Dolby Theatre, em Hollywood, nós criamos um guia com perguntas e respostas sobre o tapete vermelho.

Como surgiu o tapete vermelho?

O tapete vermelho originalmente não tem nada a ver com Hollywood; ele surgiu na literatura, na peça Agamemnon, escrita em 458 AC. Nela, quando o personagem principal volta de Tróia, sua esposa, Clytemnestra, recebe-o com um tapete vermelho para ele entrar na cidade. No início do século 20, a estação de trem de Nova York também costumava colocar tapetes vermelhos para os seus passageiros mais importantes. Em Hollywood, um tapete vermelho foi usado pela primeira vez na abertura do Egyptian Theatre, em 1922, quando ocorreu a estreia do filme Robin Hood”.

Leia também
:: Veja quais filmes estão mais perto do Oscar

Quando começou o tapete vermelho do Oscar?

O Oscar só começou a estender um tapete para as celebridades nos anos 1960. Mais especificamente, no dia 17 de abril de 1961. Na época, porém, só quem estava presente no evento podia ver a cor do tapete, porque o evento não era transmitido em cores pela TV. Foi em 1966 que as pessoas começaram a ver que o tapete era realmente vermelho de casa.

Qual o tamanho do tapete vermelho?

O comprimento total do tapete vermelho é de 152 metros, e sua largura é de 10 metros. Demora dois dias para ele ser instalado na entrada do Dolby Theatre. Nesse espaço, há em torno de 100 fotógrafos e 300 repórteres, técnicos e produtores. Além disso, toda a história do Oscar está contada no caminho: em dois pilares, estão escritos os nomes de todos os longas ganhadores do prêmio de melhor filme desde o início da premiação – e ainda há espaço para títulos serem escritos até 2071.

rs_1024x759-160225103538-1024.Oscar-Ready-Photo-Ready.022516

Qual é a cor do tapete vermelho?

É vermelho, ué! Mas não 100%, na verdade. Feito pela mesma empresa desde 1992, o tapete é pintado com uma mistura de cores que fazem ele parecer muito vermelho na TV. Ele também é protegido para que as milhares de pessoas com sapatos de salto não destruam o tapete. Ainda assim, ele é trocado a cada duas premiações para não ficar com aspecto envelhecido.

Este vídeo (abaixo) do USA Today divulgado nesta semana mostra que este ano o tapete recebeu mais uma forcinha para não ficar destruído: há uma tenda transparente acima, para evitar que molhe o red carpet caso chova. Veja o trabalho das equipes na frente do teatro:

Leia também
:: Os melhores e os piores vestidos de todos os tempos no Oscar

 Por que as atrizes desfilam no tapete vermelho antes da cerimônia?

Originalmente, o tapete vermelho era uma forma de guiar os convidados dos seus carros até a entrada do teatro, mas não demorou muito para ele se tornar um lugar para os fãs verem os atores, atrizes e seus vestidos e conseguirem autógrafos. Até 1964, a TV não mostrava muito as celebridades passando pelo tapete, só gravando a entrada numa imagem aérea. Naquele ano, além da gravação de cima, a produção incluiu uma narração ao vivo, contando quem estava chegando na premiação. Na época, já haviam repórteres no tapete, mas muito poucas entrevistas eram dadas no caminho.

ay104585384best-actress-nom

Existe um horário programado para cada ator chegar?

Sim, é superorganizado! As equipes de cada artista coordenam horários para que os artistas mais famosos e concorrendo a prêmios mais importantes cheguem mais tarde, para fazer uma entrada mais chamativa, logo antes da cerimônia iniciar.

 Qual a cor de vestidos mais usada no tapete vermelho?

Ao longo de todos os anos, preto ganha. A cor que fica em segundo lugar é dourado.

:: Acompanhe a cobertura do tapete vermelho aqui no site revistadonna.com a partir das 19h30min deste domingo (28) e nas nossas redes sociais (Instagram e Snapchat).

Leia também
:: Veja quais filmes estão mais perto do Oscar

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna