Padronização dos tamanhos para roupas plus size é incluído na Norma Brasileira de Vestibilidade

Que mulher nunca entrou em uma loja e pediu o 38, mas veste 40 em outra magazine e ainda conta com peças 42 em seu closet? Isso é reflexo da falta de padronização nos tamanhos das roupas, que tanta dificulta na hora de comprar roupas – problema que, aliás, é a grande ressalva de muita gente para se jogar nas compras pela internet.

Veja também
:: Como as plus size desafiam os padrões e fazem a moda render-se à beleza em qualquer tamanho
:: As novas curvas da moda! Um editorial repleto de inspiração e estilo para as plus size

É justamente para driblar essa dificuldade que o Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário estuda a Norma Feminina de Vestibilidade, que trata da designação de tamanho de vestuário. A novidade da vez é que o projeto acaba de incluir também a grade de numeração plus size – que inclui os tamanhos acima de 44. Com a ajuda de entidades como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de blogs e sites que discutem a moda plus size, o objetivo é estabelecer um sistema que indique, de maneira simples, o tamanho do corpo feminino em que uma peça de vestuário deve servir exatamente, isto é, sua vestibilidade. O sistema de designação de tamanho será baseado nas medidas do corpo, e não nas medidas da roupa.

Também em Donna
:: 5 frases que as gordinhas não aguentam mais ouvir
:: “Não usar o termo fofinha em vão”: os 10 mandamentos plus size

Os novos padrões de etiqueta – que entrarão em consulta pública a partir de janeiro de 2016! – resultaram de medições feitas em um sistema chamado Body Scanner com voluntárias e também de medidas trazidas por empresas de confecção e varejo que atuam no segmento. As medições de voluntárias continuarão até final de fevereiro (quando termina o prazo de consulta pública) para confirmar as medidas, ou alterar algum parâmetro, antes que a Norma seja oficialmente publicada.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna