Para usar antes! Direto da Inspiramais, estilista Walter Rodrigues antecipa o que será tendência no próximo inverno

Fotos: Inspiramais, Divulgação
Fotos: Inspiramais, Divulgação

* De São Paulo

Enquanto ainda estamos tirando os cachecóis do armário para aquecer os dias de frio, os estilistas já pensam o que vamos querer usar no inverno do ano que vem. É justamente para mostrar o que será tendência nas próximas temporadas que aconteceu na última semana, em São Paulo, mais uma edição da Inspiramais, salão de design e inovação de materiais que é um dos principais da América Latina.

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Parece antecipação demais, mas faz sentido. Para ter tempo hábil de escolher os melhores materiais e pensar a próxima coleção, a indústria fashion já está de olho nas novidades e as principais inspirações do setor. Tudo o que será desejo nas vitrines foi apontado pela pesquisa do estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal. Selecionamos os principais highlights:

O conceito

Em oposição ao “caos que estamos vivendo”, com “valores antiquados sendo cada vez mais contestados”, a palavra-chave da vez é a leveza.

Pesado x leve

Na prática, a fluidez aparece em tecidos e materiais, cores e acabamentos, mas também nas composições que veremos nas vitrines. Para Walter Rodrigues, a novidade da vez é que vamos querer, mais do que nunca, brincar com pesos e proporções diferentes na hora de montar o visual:

— Vestidos leves com sapatos pesados. Botas muito pesadas, em formato de calça muitas vezes, com camisas fluidas. A ideia deste contraste do leve com o pesado, para mim, é o grande novo do momento.

Conforto

Cada vez mais, o conforto vira elemento fundamental na hora de se vestir. Peças clássicas, como as botas de couro, ganham versões mais maleáveis, como a bota-meia, feita com apenas um tecido do bico ao cano. Para Walter Rodrigues, trata-se de uma evolução do conforto.

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Se você é fã de animal print, vai adorar esta novidade. No lugar da tradicional oncinha – que, aliás, é um clássico que nunca sai de moda -, desta vez quem domina é a estampa de zebra.

— A zebra vai acontecer muito no verão 2018, e deve ter continuidade no inverno — aponta Walter Rodrigues. — Mas não look total, e sim em detalhes na roupa, ou no salto do sapato.

 

 

 

 

Folclore e bordados

Já neste inverno, os bordados dominaram as coleções: aparecem em calças e jaquetas jeans, botas, bolsas. De olho já no verão de 2019, os bordados se renovam com outras referências:

— Já que estamos tendo uma discussão forte no mundo sobre a questão da imigração, vai ser um retorno desta visão do bordado, das batas que lembram Romênia. Não é boho, mas vem com uma nova visão. Toda essa ideia do folclórico será extremamente forte no verão 19 — afirma o estilista.

Paleta de cores

— Não muda de um jeito radical — adianta, de cara, o estilista.

Os nudes seguem com força, de forma democrática: dos rosas mais salmonados aos marrons. E, claro, o preto e o café, que são “a base da indústria”.

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Um papo com Walter

Aproveitando nossa passagem pelo Inspiramais, conversamos com o estilista Walter Rodrigues sobre a moda made in RS. Desde 2012, quando decidiu encerrar seu trabalho nas passarelas e fechar o ateliê, mudou-se para Caxias do Sul.

— Brinco que na cidade temos os ganenses, os haitianos, os senegaleses e o Walter, porque eu também migrei para lá — diverte-se.

Aproveitando que você falou de Caxias, como você vê a moda no Sul?
Sou curador em Caxias de um projeto que se chama EcoFashion. Temos seis marcas que trabalham no sistema de sustentabilidade. Temos o talento brilhante do Carlos Bacchi, a Mole Bags, Ana Casara que faz macramê, a Carolina Potrich que faz tricô e crochê à mão, a Rafaela Tomazzoni que faz tricô e um pouco de crochê, e a Upman que faz underwear. Diante da mudança política que ocorreu em Caxias, nós não temos mais o apoio da prefeitura para o desenvolvimento deste projeto. O polo entendeu isso como importante e está nos abraçando e buscando uma solução para que a gente possa ter os desfiles novamente. Como “estrangeiro”, consigo enxergar essa preciosidade que temos lá, não só no fazer, que é muito diferente, mas também em criatividade, de matérias. Fico muito confortável em dizer que temos muita coisa boa. Mas a única coisa que não sabemos fazer enquanto gaúchos é comunicar aquilo que nós fazemos. Esperamos que as pessoas vão até a Serra para conhecer o que a gente faz, quando na verdade nós é que temos que descer a Serra e mostrar para as pessoas. Falta comunicação. É o ponto negativo que encontro nesta história. O resto é só maravilhas.

No Sul, temos muitas marcas que trazem como bandeira a sustentabilidade. Como você vê esse cenário em que a sustentabilidade aparece como algo tão forte nas marcas?
Na realidade, temos um perigo nisso: as pessoas usam como marketing para gerar encantamento e na realidade é vazio. Tenho muito medo disso. O consumidor precisa pesquisar, ir no site do cara e descobrir o que faz para ver se é verdade. Hoje é muito fácil, através da tecnologia, de tudo o que a gente ter, nossa capacidade de contar histórias, mas ela precisa ser verdadeira. Temos exemplos interessante como a Vuelo a Insecta Shoes. Tem muita coisa ocorrendo, mas temos de tomar cuidado para que seja transparente. Em um primeiro momento, o consumidor pode até se encantar, mas se ele for enganado da primeira vez, ele nunca mais volta a comprar. Sustentabilidade é importante porque é a moda do futuro, nós temos que pensar nisso sim. Nós vivemos em um mundo que é finito. Não é possível termos indústrias e uma moda infinita. Temos que pensar em construir a partir de algo que já existe. Acho bem importante.

O estilista Walter Rodrigues

O estilista Walter Rodrigues

 

* A repórter viajou a convite da organização do evento

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