Pela primeira vez, Barbie usa trajes islâmicos

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A Barbie já foi vista como astronauta, plus size, médica, veterinária, cientista e até advogada – bonecas que podem incentivar as crianças a serem o que quiserem e se aceitarem independente de padrões impostos. No começo desta semana, a Mattel deu outro passo na quebra de estereótipos e lançou na segunda-feira,13, a primeira Barbie vestindo hijab, o conjunto de vestimentas islâmico.

A boneca faz parte da coleção “Sheroes”, que tem como objetivo inspirar as crianças a serem o que quiserem. A coleção abrange diversos ícones femininos que quebram preconceitos diariamente. No caso da boneca vestindo hijab, a inspiração foi a esgrimista Ibtihaj Muhammad, que ganhou destaque nas Olimpíadas do Rio em 2016. A atleta foi a primeira norte-americana a participar da competição e ganhar uma medalha usando o hijab.

“Estou orgulhosa de saber que agora garotinhas do mundo inteiro poderão brincar com uma Barbie que usa hijab! Esse é o meu sonho de infância se tornando realidade”, postou Ibtihaj Muhammad em seu Instagram.


Em nota oficial, a Mattel explica que esta edição não apenas homenageia Ibtihaj por suas conquistas, mas também celebra o que ela representa. “Ela é uma inspiração para incontáveis garotas que nunca se viram representadas e, ao honrar sua história, esperamos que esta boneca as lembra que elas podem ser e fazer o que quiserem”.

Outros nomes como a modelo plus-size Ashley Graham, a roteirista Ava Duvernay, a atleta Gabby Douglas, a atriz Emmy Rossum e a cantora Kristin Chenoweth também são inspirações para a coleção “Sheroes”. O nome faz um trocadilho com a palavra heroes – she, que significa ela em inglês, é trocado pelo he de heroes.

Every girl can say they are #Barbie now!! Congrats @ibtihajmuhammad!!🤺

Uma publicação compartilhada por A S H L E Y G R A H A M (@theashleygraham) em

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna