Afinal, qual era o problema com a vencedora do Oscar de Melhor Figurino?

(Kevin Winter/Getty Images/AFP)
(Kevin Winter/Getty Images/AFP)

A atriz Cate Blanchett subiu ao palco do Oscar, neste domingo, em um modelo Armani cheio de aplicações de flores. Considerada por muitos uma das mais bem-vestidas do tapete vermelho, ela estava lá para anunciar a vencedora do Oscar de Melhor Figurino: a londrina Jenny Beavan, por seu trabalho no longa Mad Max: Estrada da Fúria. O filme levou seis das dez indicações que recebeu. Os vencedores foram todos, devidamente, aplaudidos pelo público que lotava o Dolby Theater, em Los Angeles, menos uma, Jenny.

:: Vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Brie Larson relata que já foi vítima de sexismo em Hollywood

Quando o nome da designer foi anunciado e ela levantou da cadeira em direção ao palco, uma cena chamou a atenção de quem assistia e ganhou repercussão nas redes sociais. Muitas pessoas que estavam na plateia não aplaudiram Jenny. Entre eles o diretor de “O Regresso”, Alejandro G. Iñarritu, que não descruzou os braços:

O espanto era justamente o look escolhido por Jenny, que tem 65 anos, para uma cerimônia, para o qual o convite dizia “black&tie“. Ela vestia uma jaqueta de couro (sintético) retrô comprada na Marks & Spencer, a maior rede de lojas de departamento do Reino Unido. Para a cerimônia, Jenny mandou bordar cristais Swarowski na peça com o desenho símbolo de Mad Max. Sem nenhum vestígio de maquiagem ou uma superprodução para o penteado.

(Kevin Winter/Getty Images/AFP)

(Kevin Winter/Getty Images/AFP)

Segundo o Independent, ela já havia sido alvo de comentários quando levou o BAFTA de Melhor Figurino semanas antes. O ator e comediante inglês Stephen Fry tuítou: “somente uma das grandes estilistas do cinema viria para uma premiação vestida como uma velha do saco”. A “piada” não pegou bem para Fry, que deletou sua conta em menos de 24h. Na ocasião, ele explicou que se tratava de uma “brincadeira” e que Jenny não tinha se ofendido. Aliás, ela parece estar “nem aí” para os comentários:

— Eu não uso vestidos e saltos. Eu simplesmente não posso, tenho problemas nas costas. Eu ficaria ridícula em um vestido e isso foi uma homenagem para Mad Max. Estou me sentindo confortável e, até onde percebo, estou realmente arrumada! — disse ao ser questionada na sala de imprensa sobre a escolha do look.

Tudo sobre o Oscar 2016
:: Escolhemos os musos do tapete vermelho! Vem ver!

:: Os melhores e piores vestidos de todos os tempos do Oscar
:: Como se inspirar nos indicados a Melhor Figurino para o seu closet
:: 7 coisas que você não sabia sobre o tapete vermelho
:: Figurino do filme “Carol” revive o glamour e o cotidiano da década de 1950
::  O estilo no tapete vermelho das indicadas a Melhor Atriz e Coadjuvante

Jenny é designer e figurinista, formada na renomada Central School of Art and Design, em Londres. Ela traz no currículo dez indicações ao Oscar por Melhor Figurino. Entre eles, os premiados “O Discurso do Rei” e “Razão e Sensibilidade”. Além do BAFTA pelo mesmo filme com o qual levou a estueta do Oscar.

Além disso, em seu discurso, ela lembrou que o clima pós-apocalíptico de Mad Max, onde gasolina e água são substâncias raras, poderia se tornar uma realidade:

— Eu só quero dizer uma coisa muito grave. Estive pensando muito sobre como, na verdade, Mad Max poderia ser terrivelmente profético. Se não formos gentis uns com os outros, e se não pararmos de poluir nossa atmosfera, então você sabem, isso pode acontecer.

E a resposta para o título dessa matéria? Bem, as pessoas são livres para vestirem o que quiserem e o conforto deve sempre ser levado em consideração na hora de escolher uma roupa. O Oscar que a designer levou para casa no domingo não deixa dúvidas. Não há nada de errado com o look de Jenny.

#DonnaRedCarpet
:: Oscar 2016: veja os melhores looks do tapete vermelho
:: BRIT Awards 2016: os melhores looks do tapete vermelho
:: Grammy 2016: superfendas são destaque no tapete vermelho
:: BAFTA 2016: veja os melhores looks do tapete vermelho
:: Globo de Ouro 2016: os melhores looks do tapete vermelho
:: People’s Choice Awards 2016: veja os melhores looks do red carpet

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna