Referência no mercado de luxo, estilista Sandro Barros vem a Porto Alegre palestrar sobre moda festas

Camila Saccomori*

Toda noiva prestes a se casar conhece (e cobiça) as criações de Sandro Barros, referência nacional no glamouroso universo de casamentos. Nome indissociável do mercado de luxo, o estilista é inspiração para quem está com a data da festa marcada e também para toda mulher que um dia sonha em subir ao altar. No próximo dia 19, Sandro estará na feira Casar, em Porto Alegre, às 17h30min, conversando com o público sobre tendências em vestidos de noivas (mais informações em revistadonna.com).

Com o know-how de quem veste todo o jet set nacional, de celebridades à alta sociedade, Sandro, aos 38 anos, se define como um apaixonado pela alta-costura, vocação que surgiu na infância em Itapetininga (SP) e o levou a cursar Moda na Universidade Anhembi Morumbi aos 17 anos. Já se destacava no disputado ramo de moda festa quando passou a trabalhar com Eliana Tranchesi à frente da Daslu Couture, onde ficou por quase uma década. Em 2011, a carreira solo consolidou seu estilo de trabalho, um atendimento personalizadíssimo em elegante ateliê que leva seu nome no Jardim Europa, em espaço decorado por Sig Bergamin.

:: 10 perfis do Instagram para se inspirar no mês das noivas
:: Tipo Carrie Bradshaw: Sarah Jessica Parker vai lançar linha de sapatos para noivas

Adepto da filosofia “quem faz o que ama não precisa trabalhar um único dia na vida”, Sandro cuida de oito noivas, em média, por mês e trabalha das 11h às 20h30min diariamente. Não para nem nos finais de semana – quando desenha suas coleções no sítio da família ou no apartamento que divide com o marido, o jornalista Bruno Astuto -, nem em férias fora do país, período no qual o casal costuma visitar exposições, museus e livrarias em busca de referências e inspirações.

A responsabilidade de criar o vestido de uma ocasião tão importante na vida feminina é constante na sua rotina.

– Tenho o dever de ser um porto seguro para a noiva e a família toda. São muitas emoções reunidas, mas passo tranquilidade e segurança – revela.

Sandro com Antonia Fonseca e com Karoline Guerekmezian

Sandro com Antonia Fonseca e com Karoline Guerekmezian

Identificar o gosto e o estilo de cada mulher é, para ele, algo que surge naturalmente no primeiro encontro com a cliente. Sandro é procurado por noivas que buscam um estilo clássico contemporâneo, o que não impede que surjam detalhes diferentes.

– Já executei bordados coloridos, detalhes em preto, minissaia. Nada é exótico se tiver história e fizer parte do sonho da cliente. Ela deve amar seu vestido para sempre – conceitua.

Para tal finalidade, apenas os mais nobres materiais de alta-costura são escalados: tecidos de seda pura, rendas francesas, italianas e inglesas. À frente de uma equipe de 80 pessoas, Sandro conta que a mão de obra especializada é o item mais delicado, seguido pelos bordados, todos feitos à mão. Tome-se como exemplo o casamento de Lianinha Moraes Almeida Prado, filha do empresário José Ermírio de Moraes: a cauda do vestido se arrastava por toda a escadaria da Catedral da Sé. Para chegar a 12m de comprimento por 3m60cm de largura, Sandro encomendou uma renda sem emendas na França, já que as comuns vão de 90cm a 1m40cm. A título de curiosidade, os valores não ultrapassam os cinco dígitos.

O perfeccionismo, conta, o motiva:

– Para mim, nada está bom o suficiente. Sofro, mas me policio. Não busco fama e glória. O melhor elogio é o que vem dos noivos e dos pais. Sandro Barros ajusta detalhes no vestido de Karoline Guerekmezian Velloso, em setembro de 2012

Tradição em primeiro lugar

Hoje em dia pode tudo em um casamento? Para Sandro, não. A regra máxima de que é a noiva quem deve brilhar continua válida. O branco, o off white e as cores muito claras, como marfim e gelo, não devem ser usadas por convidadas em respeito à noiva. No altar, o preto também segue proibido.

– Não entendo o motivo de ir a esse tipo de evento com cores próximas do branco ou muito decotadas. Essa necessidade de chamar a atenção usando de recursos vulgares é uma falta de respeito com todos num casamento – afirma.

:: Melissa lança edição especial de sapatos dedicada às noivas
:: Tutorial: maquiagem para festa e noivas com Naked 3

Ícones de estilo feminino

São muitas as mulheres que inspiram o estilista, “pela elegância e pela beleza”, destaca. Mas é a atitude de cada uma, o gestual e o tom da voz que o cativam:

– No Brasil, são Ruthinha Malzoni, Renata e Liana Moraes, Cris Lotaif, Tania Derani, Catarina Pires e Lica Melzer. Fora do país, Naty Abascal, Bethy Lagardére, Sheika Mozah Al-Thani, Marie-Chantal da Grécia, Farah Palavi, princesa Lee Radziwill, Sarah Jessica Parker e Anh Duong. Do passado, eram imbatíveis Carmem Mayrink Veiga, a baronesa Marie Helène de Rothchild, a condessa Jacqueline de Ribes e Jackie Onassis.

Inspirações na área

Para um estilista ser bem sucedido, Sandro acredita que é preciso ter, além de humildade, “a segurança que a sabedoria traz”, sem falar em uma equipe de confiança.

– No Brasil, admiro o trabalho de Lino Villaventura, pela genialidade, e de Demi Queiroz, pela qualidade e bom gosto. Fora do Brasil, sou fã das grifes Valentino, Oscar de la Renta, Chanel e Alexander McQueen.

Leia mais
Comente

Hot no Donna