Roupas para amamentar com conforto (e estilo) | As Patrícias

British Designers Hot Milk | Reprodução
British Designers Hot Milk | Reprodução

Mamães, entendemos bem as particularidades do período pós-parto, quando somos catapultadas para um universo onde o amor supremo está lado a lado com um caos de dúvidas e expectativas. Não à toa, moda e estilo não costumam estar no menu de prioridades, perdendo terreno para outro quesito essencial no vestir: a funcionalidade, principalmente na hora de amamentar. Aliás, nesta primeira semana de agosto é comemorada justamente a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Pensa que é facinho vestir para amamentação?! Não é! Afinal, é só na hora de fato que a gente se dá conta que a roupa precisa ser adequada, prática e confortável para tornar esse momento tão tranquilo e belo como deve ser. A roupa para as mamães que amamentam deve ter alguns detalhes que fazem toda a diferença, como a gente aponta agora, numa listinha montada pela nossa própria experiência para ajudar você que está neste período tão especial e também quem um dia vai passar por ele.

Lingerie

A You Lingerie tem modelos diferenciados e cheios de charme (Reprodução You Lingerie)

A You Lingerie tem modelos diferenciados e cheios de charme (Reprodução You Lingerie)

Primeiramente, pense em comprar sutiãs especiais para amamentar. Dois modelos já são suficientes. Fique atenta à modelagem, que precisa ser bem estruturada, com alças largas e bojo removível, com abertura suficiente para os seios se acomodarem confortavelmente. O bom é que existem inúmeras marcas que fazem uma lingerie funcional e bonita, fugindo do bege sem graça. Inclusive, há belos sutiãs com detalhes em rendas e cores marcantes, afinal, não é porque a gente é mamãe que precisa apagar a sensualidade, não é mesmo?!

Decotes

Reprodução Net A porter

Reprodução Net A porter

O mais importante na hora de escolher a parte superior da roupa é atentar para os decotes e o tipo de fechamento. Já imaginou usar uma gola alta? Até pode, mas é preciso levantar pela barra, chegando, às vezes, até a esgaçar a peça. O melhor caminho é optar por decotes em V, mais alongados, por peças transpassadas, como o efeito cache coeur, ou por modelos com abotoamento frontal, seja por botões ou por zíperes. Camisas de algodão, seda, indigo ou tecidos mais encorpados com ares invernais, vide a flanela, são perfeitas, além de manterem um visual mais elegante. A gente também indica cardigãs.

Modelagem

Reprodução Net a Porter

Reprodução Net a Porter

Caso você não queira usar um decote alongado ou um abotoamento frontal, precisa observar a modelagem da peça, que não pode ser muita justa. Por quê? Ora, fica muito complicado levantar a barra sem ficar toda desengonçada. Portanto, prefira peças mais soltinhas, viu?!

Vestidos

Reprodução/Net a porter

Reprodução/Net a porter

Eis aí uma das peças mais complicadas de vestir para amamentar. Use modelos ao estilo camisa, os chemisiers, que abrem frontalmente, ou os já citados cache couers ou envelopes, que podem ser deslocados facilmente. Outra dica é observar detalhes que facilitam o vestir, como zíperes embutidos. Mas, sem dúvida, o vestido não é o mais indicado para as mamães que amamentam.

Tecidos

Algo que faz muita diferença na hora de amamentar são os tecidos. Prefira sempre os de fibra natural, que se tornam mais envolventes no corpo, perfeito para este momento de conforto acima de tudo. O algodão é o nosso favorito, gostoso de vestir e de fácil manutenção. Também valem os tecidos com doses de elastano na composição.

Antivazamento

Algo que a gente aprendeu a usar e foi extremamente útil neste período fora os “forrinhos” de sutiã, como os círculos de algodão que envolvem os seios. Eles são perfeitos para evitar qualquer vazamento de leite e consequentes manchas na roupa. Essencial, mesmo!

Leia outras reportagens sobre maternidade
:: “A pressão em cima de nós mães é absolutamente ridícula”, desabafa Adele sobre amamentação
:: Mãe e filha psicólogas lançam livro sobre os desafios da maternidade
:: 8 dicas para fazer uma festa do pijama criativa

Leia mais
Comente

Hot no Donna