Saiba como arrumar o armário para mudança de estação

Especialista dá dicas para guardar as roupas e sapatos de inverno.

Parece que o inverno foi embora definitivamente e já é hora de guardar as roupas de inverno e tirar a poeira dos looks mais frescos de primavera e verão. A dificuldade de fazer isso é saber como arrumar tudo de um jeito organizado para preservar a beleza e qualidade das peças. Por isso, a personal organizer Carol Rosa tira as principais dúvidas de quem reza por um armário impecável, mas não sabe nem por onde começar.

Donna: Quais são suas dicas para guardar casacos pesados?
Carol Rosa: A forma de guardar sempre é consequência dos espaços que temos disponíveis no armário, claro, se tivermos disposição, deixamos todos pendurados. Como normalmente isso não acontece, dou preferência para pendurar casacos que amassam, blazer, jaquetas e deixo casacos como aqueles bem fofinhos dobrados em local de pouco acesso.

 

Donna:  E as peças de lã e couro?
CR: As peças de lã podem ser acomodadas dobradas em prateleiras ou, na falta de espaço e troca de estação, podemos guardá-las em sacos a vácuo para ocuparem menos espaço. A vantagem do saco a vácuo é retirar o ar para guardar as peças, o que evita mofo, fungos e traças. Muito importante antes de guardá-las verificar se estão todas limpas e secas, já que ficarão guardadas por um longo período. Quanto aos casacos de couro, a melhor opção é guarda-los pendurados em cabides, de preferência espessura mais grossa, para não deformar o ombro. Outra dica é importante é não deixar as roupas expostas ao sol. Isso evita que uma peça grude na outra.

Donna: Existe algum cuidado extra para guardar sapatos e botas de couro?
CR: O principal cuidado é na hora de retornar com eles da rua não guarda-los diretamente no armário. A gente tem que limpar a sola com um pano úmido e deixar pelo menos uma noite arejando em local fresco e ventilado para secar. Na hora de acomodar no armário, evite colocar um sapato sobre o outro para não machucar. As botas podem ser guardadas diretamente na sapateira, de preferência com um suporte ou enchimento se tiver altura para evitar dobras e vinco no couro. Também podemos guardar as botas e sapatos de pouco uso em caixas próprias para sapatos, daquelas que possuem ventilação.

Donna: Na hora de limpar essas peças, quais cuidados são fundamentais?
CR: Evite usar qualquer produto nos sapatos. A sola pode ser limpa com uma bucha úmida com sabão de coco, que é retirado em seguida com um pano úmido, deixando secar em sobra ou local fresco e arejado, nunca ao sol. Sapatos de camurça são muito delicados, consequentemente, a lavagem de sapatos com esse tecido precisa ser feita, de preferência, sem água. Ou seja, utilize uma escova com cerdas de nylon ou de aço para retirar suavemente a sujeira. Para tirar as marcas da escovação, esfregue uma borracha escolar ou um pedaço de borracha de crepe nas mesmas. Em manchas mais insistentes, use uma escova com cerdas de nylon levemente molhada em água morna. Para os sapatos de couro, é melhor utilizar uma flanela limpa e seca, para manter o couro hidratado, tente polir o sapato com regularidade, com ajuda de produtos adequados.

5e42fb4d50534046de4f650d933eef02

Quer aprender a organizar o seu closet? Preparamos um workshop especial!

Quem nunca jogou o armário inteiro em cima da cama atrás de uma blusa ou revirou por horas os sapatos atrás do segundo pé do scarpin, já atrasada para o trabalho? Para tentar minimizar essas cenas nas nossas vidas, arrumar armários, closet e gavetas da maneira correta é fundamental. Acostumada a encontrar espaço nos closets de blogueiras e empresárias da capital paulistana, a personal organizer Carol Rosa é a convidada especial de mais uma edição do Donna Talks. No bate-papo temático intitulado Como otimizar espaço no seu closet?, Carol dará dicas e conselhos para ajudar a organizar suas peças e garantir mais praticidade e facilidade em meio à correria nossa de cada dia.

:: CLIQUE AQUI para conferir todas as informações sobre valores e inscrições

Leia mais
Comente

Hot no Donna