Saiba quais são as tendências para o inverno 2012

A consultora Debora De Pierro, do portal WGSN, adianta o que vai rolar na estação mais fria ano que vem

Looks utilitários e mais limpos, com pouca informação, são tendência, disse Debora
Looks utilitários e mais limpos, com pouca informação, são tendência, disse Debora Foto: Felipe Carneiro

Uma das palestras mais disputados do Sul Fashion Week, evento que rolou semana passada em Florianópolis, foi a de Debora De Pierro, representante para a América Latina do portal WGSN. Em uma conversa de cerca de uma hora, Debora mostrou o que vai pegar no inverno 2012.

O WGSN é um dos mais influentes veículos do mundo quando o assunto é moda. O site tem 300 correspondentes espalhados pelo globo que vivem à procura de comportamentos e fashion trends. Estes profissionais analisam o material, reúnem-se e anunciam no portal o que será hit nas estações que estão por vir. Dificilmente erram! Para o inverno 2012, o WGSN apontou três macrotendências. Confira:

360º

Pensar nas roupas com novas perspectivas para que seja apreciada não só de frente, mas internamente, laterais, diagonal e costas, ou seja, um shape valorizado em 100% de suas possibilidades. Como exemplos, uma bolsa-carteira que tem uma sacola interna, casacos com estampas e cores na costura e uma sandália revestida com couro, com a tendência de cor na parte de dentro.

YOUR SPACE

Diante do excesso de informação (característico do mundo contemporâneo), as pessoas sentem necessidade de organização, de manter os espaços com aspecto clean e organizados. A moda acompanha essa tendência de comportamento, apostando em peças lisas, simplificadas e limpas. São looks sem muita informação e com detalhes que têm aspecto funcional e utilitário, como bolsos e zíperes. Aqui entra a influência de uniformes tradicionais e peças largas. Esqueça o denim com tachas, brilho ou apliques.

FAUX REAL

O real e o falso em conexão. Há duas interpretações para esta macrotendência. Significa reproduzir com tecidos tecnológicos a textura e o conforto de peças naturais, como as peles. A outra linha aposta em cores inusitadas ou elementos inesperados em um look. Um exemplo é um terninho clássico repaginado em cor vibrante ou com recursos que imprimem uma sensação de 3D.

Aposte!

– No militarismo. Seguindo a tendência Your Space, que tem a ver com aspecto organizado, ele vai continuar no inverno 2012.

– No jeans combinado com alfaiataria, pele fake e em tons vibrantes como royal, amarelo e vermelho.

– Nas calças mais despojadas com bocas larguinhas e looks desestruturados.

– Em influências esportivas, com peças com punhos e amarrações.

– Na padronagem folk, mas com um aspecto selvagem.

– Sofisticação fica com o tencel, apostando em leveza e um pouco de brilho.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna