Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) segue até sábado com exposição e workshops no CIC, em Floripa

Fotos: Roberto Sallaberry/Divulgação
Fotos: Roberto Sallaberry/Divulgação

O movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) encerrou seu ano 9 com a abertura da mostra SCMC Transcultural. Até sábado, das 10h às 20h, o público pode ver de perto no CIC, em Floripa, as peças criadas por alunos de instituições de ensino locais em conjunto com profissionais de 17 indústrias catarinenses.

Além da exposição, o SCMC organiza workshops que pretendem apresentar um pouco do que os times criativos estudaram durante o ano. Nesta edição, os grupos buscaram inspiração em personagens que transformam o Estado através da arte e do design.

– É um conteúdo riquíssimo, que mostra a abundância que Santa Catarina têm em histórias e exemplos de pessoas que acreditam que o design pode ser um aliado da transformação social – comenta Paula Cardoso, gestora executiva do SCMC.

As inscrições para os workshops gratuitos estão abertas e podem ser feitas através do email scmc@scmc.com.br.

8/12, às 17h – Workshop Ilustração Tátil
Ministrante: Márcia Cardeal
Sobre: a professora desenvolveu no seu projeto de mestrado estudos e análises sobre imagens tátil-visuais, que ilustram livros infantis produzidos para crianças cegas.

9/12, às 17h – Workshop Tricô e Crochê
Ministrantes: Monica Findelis, Tassiane Wanderweger e Mulheres do Frei
Sobre: Monica e Tassiane são estudantes do time criativo da Círculo e o projeto Mulheres do Frei inspirou uma das coleções. Neste workshop, elas falarão sobre a confecção de peças em crochê com as mãos, sem a utilização de agulhas.

10/12, às 17h – Bate-papo Natureza que Inspira
Participantes: Dario Bergemann e Santacosta
Sobre: estes dois personagens estudados pelo SCMC utilizam a natureza como ferramenta de transformação social. Promovem a visibilidade da natureza e da necessidade dos cuidados com ela de uma maneira criativa e inspiradora.

11/12, às 17h – Workshop Criativo Intervenções Artísticas
Ministrante: Coletivo Balbúrdia
Sobre: Balbúrdia é um coletivo que promove reuniões semanais para desenvolver experiências gráficas com desenhos, colagens, caligrafias, pinturas, fotos, stencil & grafitti, restos de impressão e qualquer outra matéria-prima gráfica.

12/12, às 17h – Workshop Processos Criativos Experimentais
Ministrante: Carola Carula
Sobre: professora da Univali que trabalha com slow fashion e se destaca pela valorização de matérias-primas, capital intelectual e cultura locais.

13/12, às 10h – Workshop Fotografia para Iniciantes
Ministrante: Kombinacomfoto
Sobre: projeto criado por Felipe Colvara Teixeira que ensina fotografia em passeios ecológicos e culturais.

IMG_1302

IMG_1307

IMG_1353

IMG_1334

IMG_1358

IMG_1641

Sobre o Inteligência Compartilhada

Principal vertical do SCMC, o Inteligência Compartilhada surgiu com o objetivo de promover um intercâmbio entre estudantes de moda e design e equipes de criação das empresas. No início de cada ano, ocorre um processo seletivo de escolha destes estudantes, que recebem a oportunidade de criar, em conjunto com os profissionais, uma capsule collection sob orientação da consultoria criativa do projeto.

Vários workshops ocorrem durante o ano todo para debate de tendências de comportamento e consultoria na criação dessas coleções, que são apresentadas numa mostra que está entre os maiores eventos de moda do país e ocorre sempre no fim de cada ano.

Sobre o SCMC

O SCMC está no ano 9 e reúne 17 empresas e entidades de ensino que acreditam que é possível, através da descoberta de uma identidade de moda e design, agregar valor aos itens produzidos em Santa Catarina. Juntas, estas empresas faturam mais de R$ 4,1 bilhões e empregam 25 mil pessoas.

São elas: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Dalila, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Oceano, Printbag e Tecnoblu.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna