SPFW, dia 4: a moda festa impecável de Samuel Cirnansck e as rendas bordadas de Reinaldo Lourenço

* De São Paulo

O quarto dia de maratona de desfiles da São Paulo Fashion Week foi para fazer brilhar os olhos de quem ama moda festa – e, olha, talvez até de quem não gosta tanto assim. Seja nas rendas ricamente bordadas de Reinaldo Lourenço, ou nos sempre belos vestidos de Samuel Cirnansck, o que se viu foram peças que arrancaram suspiros de quem passou pela Bienal por conta da modelagem impecável e dos detalhes cuidadosamente trabalhados.

#DonnaNaSPFW
:: Tudo sobre a edição inverno 2016 da SPFW
:: SPFW começa com convidados chegando de metrô ao desfile de Herchcovitch
:: 2º dia: o romantismo de Ronaldo Fraga e a land art da Animale
:: SPFW, dia 3: o viking feminino de Patricia Bonaldi e o não-gênero de João Pimenta

:: Veja os bastidores de tudo o que rola na semana de moda no nosso Insta, o @revista_donna

Também foi a vez de duas grifes aterrizarem pela primeira na semana de moda paulista: as mais novas integrantes do line-up da SPFW são a Coven e Helô Rocha, com sua marca homônima. Quer saber o que mais rolou nesta quarta-feira? Vem ver o nosso resumão:

Reinaldo Lourenço e a fantástica viagem a Portugal

Depois de uma viagem a Portugal, Reinaldo Lourenço voltou cheio de inspiração para criar seu inverno 2016. Em um dos já mais belos desfiles da temporada, o estilista trouxe para a passarela uma releitura dos famosos azulejos portugueses, inspirados no Bairro Alto de Lisboa, no Alentejo, no Porto, em Sintra e Viana do Castelo. É a estampa que dá vida a camisas de seda, saias e vestidos fluidos, em comprimentos versáteis como o míni, mídi e longo. Os grafismos também apareceram com força na alfaiataria renovada da grife, com blazers em jacquard, calças retas e casacos que terminam logo abaixo do joelho.

Além da estamparia portuguesa, outro destaque da coleção de Reinaldo vai para as belas rendas bordadas, que enfeitam mangas de jaquetas e vestidos e deixam as transparências mais delicadas. Talvez a maior aposta do estilista para a temporada, as pregas surgem em peças construídas com tiras debruadas em cetim, intercaladas com os grafismos e estampas em azul, vermelho e preto.

 

Samuel Cirnansck e a magia da festa

Com a namorada do ex-jogador de futebol Ronaldo na passarela, a modelo Celina Locks, Samuel Cirnansck comemorou seus 15 anos de carreira fazendo o que sabe de melhor: encantando com vestidos que parecem ter saído de contos de fadas. Um deles, em azul e branco, até lembra o que a atriz Lily James usou em Cinderela, live action lançado neste ano pela Disney.

Na passarela, a suntuosidade de longos pretos com transparências contrasta com os modelos dourados, com o corpete ricamente bordado. Há espaço para os decotes mais abertos, principalmente em formato V, mas o que se viu também foram muitos com o colo fechadinho até o pescoço. s vestidos na altura do joelho aparecem tanto em versões sequinhas, ajustadas ao corpo, quanto rodadíssimas e com saias de armação. Destaque também para as opções para noivas – um dos modelos mais bonitos foi o último desfilado, com mangas longas bordadas e saia levemente rodada.

 

Apartamento 03 e o enigma do gênero

Parece que o tema que mais têm inspirado estilistas nesta temporada é a dualidade entre o feminino e o masculino. Primeiro foi Ronaldo Fraga, que fez um modelo trocar de roupa com a colega na passarela. Depois, João Pimenta propôs um inverno com eles usando babados no terno, laços na camisa e flores, que reflete um pouco de sua proposta de não-gênero para a moda. E, nesta quarta, a Apartamento 03 brinca com o “enigma do gênero”, inspirada na transformação do ex-atleta olímpico e ex-marido de Kris Jenner, matriarca do clã Kardashian, em Caitlyn Jenner, que estampou a capa da Vanity Fair.

Mais: outra referência foi Orlando – Uma Biografia, obra da escritora Virginia Woolf onde o protagonista experimenta a sensação de ser ora homem, ora mulher. O resultado é uma alfaiataria que ganha laços e bordados, enquanto sandálias essencialmente masculina se adaptam ao closet delas com pedrarias e texturas. O brilho da coleção ficou por conta também das franjas, que apareceram com canutilhos conferindo movimento às peças vindas do guarda-roupa deles para elas.

 

Coven e o mobiliário de 50 e 60

Direto do line-up do (extinto?) Fashion Rio, a mineira Coven desembarcou pela primeira vez na SPFW trazendo seu tricô inspirado na décor das décadas de 1950 e 1960. O resultado foi casacos 7/8 com estampas que lembravam uma rica tapeçaria, e que aquecem como os vestidos quentinhos que terminam nos tornozelos – comprimento, aliás, bastante visto pot aqui. Xales lembram cobertores e aparecem em cortes fortes, como o azul, presos com joias grandes criadas por Luisa Velludo.

A marca ainda teve espaço para seis peças em jeans, criadas em parceria com a Carrera. Para ficar de olho: de novo, o mocassin masculino apareceu nos pés das modelos.

 

Helô Rocha e o misticismo

Mais uma estreia na passarela da SPFW: depois da Têca, Helô Rocha agora traz sua marca homônima para a Bienal com uma coleção inspirada na energia mística de Alto Paraíso de Goiás, destino de uma das últimas viagens da estilista. Os quatro elementos da natureza (terra, água, ar e água) aparecem representados na cartela de cores, com muito preto, branco, verde escuro e marrom.

O trabalho artesanal e minucioso de Helô aparece ainda mais no trabalho com o couro, que mistura piton, tecidos tecnológicos e renda, além das aplicações manuais e dos bordados, característica da estilista. Destaque também para os acessórios, produzidos pela artesão local Daniela Martins.

 

O que vem por aí

Quinta-feira (22/10)

10h – Lethícia Brostein para Riachuelo
12h20min – Gloria Coelho
16h – Fernanda Yamamoto
17h – Juliana Jabour
18h30min – Lolitta
20h – Lino Villaventura
21h – Osklen

Sexta –feira (23/10)

10h – Giuliana Romanno
11h30min – Patricia Viera
16h – Wagner Kallieno
17h30min – Ratier
19h – Colcci
20h – Amapô

* A repórter viajou a convite da organização da SPFW
** Fotos: Agência Fotosite

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna