Tumblr protesta contra grife Abercrombie que, segundo autor, só quer consumidores “magros e belos”

Abercrombie Popular propõe que moradores de rua utilizem roupas da marca

Foto: Abercrombie Popular

A Abercrombie & Fitch, uma das maiores redes de varejo americanas, está causando polêmica. A grife, que é moda também entre os estudantes brasileiros com suas t-shirts esportivas, virou alvo de polêmica na internet pelo posicionamento em relação à grade de numeração excludente: nas lojas, não se encontra as famosas t-shirts em tamanhos XL e XXL. Um tumblr de protesto contra a marca foi criado e ganha força na internet.

O posicionamento da marca, que é conhecida por angariar filas quilométricas nas portas das lojas e por apostar em campanhas com apelo sexual, foi assunto de Robin Lewis, autor de The New Rules of Retail, em recente entrevista ao Business Insider.

? Ele não quer pessoas grandes comprando na sua loja, ele quer pessoas magras e bonitas ? disse o autor sobre o CEO da grife, Mike Jeffries. ? Ele não quer que seus principais consumidores vejam pessoas que não são tão atraentes quanto eles usando suas roupas. Para ele, as pessoas que vestem suas peças devem se sentir parte das cool kids.

A maior calça da Abercrombie é tamanho 10 (o equivalente ao tamanho 38/40, no Brasil). Enquanto isso, seus concorrentes, como a H&M e a American Eagle, têm grades que vão até o tamanho 18 (número 46 no Brasil).

E a polêmica ganhou repercurssão. Apelidada de “Abercrombie Popular”, a campanha foi criada pelo designer paulistano Isaias Zatz, 21 anos, segundo a Folha de S.Paulo. A causa possui um Tumblr (blog para publicação de fotos) que mostram imagens de moradores de rua usando roupas da marca obtidas por meio de doações.

Em 2006, o presidente da grife concedeu uma entrevista ao site Salon em que assumiu que seu negócio gira em torno de sex appeal.

? É quase tudo. É por isso que a gente contrata gente bonita nas nossas lojas. Porque gente bonita atrai gente bonita e nós queremos nos direcionar a pessoas legais e bonitas.

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