Um ano após o casamento, Kate Middleton segue ditando moda

A duquesa de Cambridge segue ditando moda e alegrando as lojas que vendem suas peças preferidas

O famoso vestido azul do noivado e as inseparáveis meias cor da pele: o que Kate usa, vira moda
O famoso vestido azul do noivado e as inseparáveis meias cor da pele: o que Kate usa, vira moda Foto: John Stillwell

Uma semana antes de seu casamento, Kate Middleton foi às compras em busca de roupas para a lua-de- mel. Numa rápida visita à loja Warehouse, na Kings Road, em Londres, escolheu três vestidos com estampa floral e uma bata. No mesmo dia, a loja divulgou na internet as peças compradas pela futura esposa do príncipe William e viu suas vendas irem às alturas. O mesmo fenômeno se repetiria ao longo de todo o último ano. Kate mal completou seu primeiro aniversário de casamento as bodas de papel foram comemoradas no dia 29 de abril e já é um dos maiores ícones da moda. O que ela usa o mundo copia.

O poder de persuasão – e por que não dizer, de vendas – da duquesa começou ainda antes do casamento. O vestido azul usado no anúncio do noivado fez a festa da marca Issa, da brasileira Daniela Issa Helayel. Todo o estoque foi vendido em 24 horas. Um ano e meio depois, a grife segue faturando com modelos similares. Naquele mesmo dia, Kate também ressuscitou uma tendência. Sua inseparável meia-calça transparente, com um leve brilho, fez com que as britânicas revirassem as gavetas atrás das suas, que andavam aposentadas com aura de brega.

Kate agradou ao se mostrar uma mulher como todas as outras. Ela repete roupas, como o vestido branco da grife Reiss usado para as fotos oficiais do noivado e reciclado para a viagem ao Canadá. Ela também pega peças emprestadas da mãe e da irmã. As revistas de celebridades do Reino Unido adoram desencavar fotos da duquesa com roupas que já tinham sido usadas por Caroline e Pippa.

O estilo de Kate é tão aplaudido que até mudou as inspirações que as britânicas seguiam ao se vestir. O despojado, moderninho e um pouco roqueiro de Kate Moss e Siena Miller foi trocado por um visual comportado, com casacos e vestidos na altura dos joelhos, cabelos impecavelmente lisos e acessórios discretos.

Falando em acessórios, é mérito dela a popularização do fascinator. Cada modelo desfilado em um compromisso oficial é adotado mundo afora. Até então raros no Brasil, se tornaram aposta certa de madrinhas e convidadas que atendem casamentos durante o dia. O fenômeno Kate ofusca até estrelas de Hollywood. Durante visita aos Estados Unidos, ela usou um longo assinado por Jenny Packham. O mesmo modelo já tinha aparecido no seriado Gossip Girl vestido pela atriz Leighton Meester, mas ninguém deu bola. O vestido fez sucesso mesmo – em vendas e em cópias – depois que Kate usou.

Nenhum modelo de Kate, no entanto, foi mais copiado que seu vestido de noiva com mangas em renda, cintura bem marcada e decote em V. A aprovação do vestido criado por Sarah Burton foi quase unânime por críticos de moda de todos os cantos, fazendo com que as noivas tivessem orgulho de aparecer na igreja com visual inspirado na duquesa.

Quem torce agora por sua fatia de vendas impulsionada por Kate Middleton são as grifes de roupas para grávidas. O mundo cobra um bisneto para a rainha Elizabeth, um bebê que deve vir em breve, garantiu o príncipe William em entrevista recente. Resta aguardar para saber qual será a calça de gestante da vez e as blusas larguinhas do momento.

Kate na web

Quer acompanhar tudo o que Kate Middleton usa? Uma turma de britânicas criou o site What Kate Wore (o que Kate vestiu). No www.whatkatewore.com elas acompanham o dia a dia da duquesa e fazem trabalho de detetives para descobrir de qual loja é cada peça usada por ela. O site traz serviço completo indicando onde comprar e quanto custa cada casaco, vestido ou sapato.

Leia mais
Comente

Hot no Donna