Xadrez, franjas, brincão: As 10 tendências de moda que vão pegar no inverno

Fotos: Agência Fotosite, Divulgação
Fotos: Agência Fotosite, Divulgação

* A repórter viajou a convite da organização do evento

O que se viu na passarela da São Paulo Fashion Week foi um misto de tendências absolutas em versões revisitadas, como o xadrez, e também apostas com uma certa dose de frescor, como os tons lavados. Nota-se também uma atenção maior a práticas sustentáveis: além da Osklen, que traz a preocupação ambiental no DNA, grifes como Fabiana Milazzo mostraram- se em sintonia com o momento atual de reflexão e consciência fashion.

#DonnaNaSPFW
:: Direto da passarela: as tendências de maquiagem da São Paulo Fashion Week que você irá usar

:: Neta de Audrey Hepburn, Emma Ferrer desembarca no Brasil para a SPFW: “Estou amando!”
:: Vem ver como foi a estreia de Paula La Croix, a “Giselinha”, na passarela da SPFW
:: E a diversidade de corpos, hein? NENHUMA modelo gorda cruzou a passarela nesta SPFW – e por que isso é preocupante
:: Os reviews de todos os desfiles da SPFWn45 

Mais uma vez, o line-up da principal semana de moda do Brasil divide-se entre grifes que apresentaram a coleção de inverno, enquanto outras optaram por adiantar o verão 2019. A seguir, um resumão com as tendências mais vistas na passarela.

Monocromático

Produções inteiras em uma cor só? Sim, teremos! O look monocromático vem, pouco a pouco, conquistando o coração dos fashionistas – e surge também como aposta nos desfiles. A novata das passarelas Handred (foto), por exemplo, investiu em um macacão azul royal: garantia de look descomplicado e com uma pitada de sofisticação.

handred_v19_0001

Brincão

Você curte acessórios grandes? Nesta temporada, são eles os protagonistas – com destaque para os brincos, usados em apenas uma orelha, como mostrou a Borana, marca que participou do projeto Top 5. Muda o look em segundos e sem muito esforço!

bora_n45_0015

 

Linho

De camisas a vestidos, o linho aparece com um dos tecidos da vez, principalmente para os dias mais frescos. Não à toa, Ronaldo Fraga criou toda a sua coleção em linho. A Handred, uma das etiquetas estreantes da temporada,
apostou no material para blazeres com pegada cool, por exemplo. E Reinaldo Lourenço (foto) investiu em camisas de linho para seu inverno.

Reinaldo Lourenco_0002

 

Oversized

As peças em versão máxi seguem como protagonistas na temporada – e tem tudo a ver com a tendência de coleções que priorizam o conforto e o bem-estar de quem veste. Pense em casacos, vestidos e calças com formas
soltinhas, mas ainda assim alinhadas ao corpo – como mostrou a A. Niemeyer.

A Niemeyer-I18_0004

 

Xadrez

Estampa absoluta deste inverno, o xadrez apareceu nas mais diferentes composições em todos os dias de desfiles. Sinal de que a estamparia – em padronagens que vão do tartã ao príncipe de Gales – já é uma das tendências mais fortes deste inverno, como vemos nas vitrines. As versões mais bacanas aparecem em patchwork com outros prints, como fez João Pimenta em seu feminino, ou na proposta conjuntinho, escolhida por Patricia Bonaldi.

patbo_0002

 

Tons pastel

Cores lavadas, como o lilás, o rosa e o amarelo clarinho, despontam como preferidas para verão. Mas dá para usar desde já: tanto em composições monocromáticas, como no desfile de Juliana Jabour, quanto combinada com tons terrosos, a exemplo da passarela de Lilly Sarti.

_TAK9321

 

Sustentabilidade

Cada vez mais, as grifes estão atentas aos impactos de sua produção – da mão de obra paga dignamente ao descarte correto dos resíduos. A Osklen, uma das pioneiras nesta área, apresentou a coleção ASAP (As Sustainable is Possible), a mais sustentável (e uma das mais bonitas) que lançou até hoje. Prova de que design apurado e práticas
sustentáveis podem andar de mãos dadas.

oskl_n45_009

 

Tons terrosos

Para além das tonalidades adocicadas, estarão em alta os terrosos. Na Cotton Project, que apresentou uma coleção bucólica, inspirada no campo, a paleta de cores remete ainda mais a um quê western, que ensaia sua volta nesta temporada.

cpro_i18_0023

 

Franjas

Não importa a textura: as franjas estarão de volta às vitrines. E para todos os gostos: das versões em jaqueta de couro da Modem aos maiôs sofisticados de Lenny Niemeyer, aparecem para dar movimento às peças.

Lenny Niemeyer_v19_0005

 

Conjuntinho

Foi-se o tempo em que vestir um look inteiro com a mesma estampa era visto como cafona. Embarcando na onda dos anos 90 – com personagens-ícones como Cher, de As Patricinhas de Beverly Hills -, a dupla blazer + saia ou calça em um único print virou uma das combinações mais bacanas deste inverno. Marcas como PatBo investiram no conjuntinho em xadrez, hit da vez.

patbo_0001

Leia mais
Comente

Hot no Donna