60 anos sem Frida Kahlo: restaurante homenageia artista com receita de tortillas mexicanas

Uma mulher livre, apesar do infortúnio. Assim foi Frida Kahlo, artista plástica mexicana que ganhou o mundo com sua obra e também com sua intimidade, sua imagem, suas dores e amores.

O traço colorido de Frida é bastante conhecido pelo mundo. O que pouca gente sabe é que ela também tinha talento para a cozinha. Adorava cozinhar para os amigos e, dizem, pegava seus amantes pelo estômago.

Para lembrar os 60 anos da morte da artista, que se completam neste domingo, o Restaurante Guacamole preparou decoração e prato especial. Nas paredes, peças de artesanato produzidas por artistas brasileiros e mexicanos deixam o local ainda mais pitoresco. Para embalar os comensais, mariachis vão executar as tradicionais canções ao vivo. E na mesa estará a Enchillada Lupita, prato composto por tortillas de trigo recheadas com camarão, cobertas com salsa picante e queijos mistos.

Além de lembrar o aniversário de morte de Frida, o restaurante também celebra a chegada ao Brasil da exposição Frida Kahlo – Suas Fotografias, com curadoria do mexicano Pablo Ortiz Monaterio, que será inaugurada dia 17 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Por aqui, o chef Leonardo Goulart revela a receita que criou para marcar a data.

Enchillada Lupita

 

Ingredientes
– 2 tortillas de trigo de seis polegadas;
– 160g de camarões médios limpos;
– 100g de queijos mussarela e prato ralados;
– 100g de salsa picante;
– 100g de arroz mexicano;
– 100g de frijoles refritos;
–  60g de pico de gallo;
– 60g de sour cream.

00a29c76

Modo de preparo

– Temperar os camarões com sal e pimenta e selar rapidamente em uma sautese antiaderente bem quente com um pouco de óleo. Reservar.
– Rechear (como uma “panqueca”) as duas tortillas com os camarões salteados, metade do queijo e metade da salsa picante.
– Cobrir com o restante da salsa picante, o restante do queijo e levar para gratinar em forno pré-aquecido a 180 graus por 8 minutos.
– Servir imediatamente acompanhado de Arroz Mexicano, Frijoles Refritos, Sour Cream e Pico de Gallo.

O que é?

• Arroz Mexicano: arroz cozido com molho de tomate picante.
• Frijoles Refritos: pasta de feijão carioquinha, com especiarias.
• Sour Cream: molho a base de creme de leite fresco e limão.
• Picco de gallo: tradicional molho mexicano a base de tomate, cebola, pimentão verde e bastante pimenta.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna