Aperitivo saudável: já experimentou chips de couve?

A rápida popularização da cultura vegana faz crescer a busca por receitas fáceis e rápidas que se encaixem nos novos hábitos. Quem acha que os ingredientes são difíceis de encontrar ou caros e que as receitas impõem muita habilidade, está errado.

A chegada do livro A Nova Culinária Vegana ao Brasil alivia os novos-veganos e apresenta ainda mais opções aos já experientes. Assinado pela chef americana pioneira no mundo da gastronomia orgânica, Ann Gentry, a obra traz mais de 100 receitas que dispensam carne, ovos e leite. O livro está disponível à venda através deste link.

Entre as opções de café da manhã, lanches e jantares rápidos, uma das mais práticas e saborosas da lista são os chips de couve. Ótima receita para os chefs de primeira viagem, pela simplicidade.

Chips de couve

Você vai precisar de:
-1 maço grande de couve fresca
-1 colher (sopa) de azeite de oliva
-Uma pitada de sal marinho

Modo de fazer

Preaqueça o forno a 150°C. Forre 2 assadeiras de fundo grosso, grandes e largas, com papel-manteiga.

Coloque as folhas de couve na centrífuga de verduras para retirar a água ou seque-as delicadamente com papel-toalha. É importante que elas fiquem bem secas para permitir a ação do azeite.

Retire o talo central de cada folha. Ao remover o talo, continue cortando até dividir a folha em duas partes. Deixe-as assim, ou corte cada metade novamente ao meio.
Dica: obtenha 4 pedaços de cada folha, sem deixá-los muito pequenos, já que no forno as folhas encolherão.

Coloque o azeite e o sal em uma vasilha grande e, com as mãos, esfregue o azeite nos pedaços de couve inteiros, untando-os bem dos dois lados. Prepare-se para ficar com as mãos meladas!

Disponha uma camada de folhas de couve na assadeira forrada e leve-as ao forno por 25 minutos, até que fiquem crocantes. Verifique a cada 10 minutos, e se algumas folhas parecerem muito tostadas, vire-as do outro lado.

Guardados em recipientes fechados ou em saquinhos, estes chips se mantêm frescos e crocantes por uma semana.

Leia mais
Comente

Hot no Donna