Barrinhas de cereal: vilãs ou mocinhas de uma alimentação saudável?

Saiba mais sobre estes coringas da nossa rotina e aprenda a preparar duas receitas caseiras, sem conservantes ou corantes

A barra de cereal virou uma das melhores amigas de quem tem uma vida corrida mas busca uma alimentação equilibrada e saudável. Mas será que aquelas que a gente compra no supermercado são assim tão saudáveis? Até são, mas depende da barrinha. Algumas, de fato, são ricas em fibras e não contém açúcar ou gorduras saturadas, sendo assim uma boa opção para uma beliscada entre as refeições.

O problema é que tantas outras trazem escondidas ameaças como conservantes, estabilizantes e gomas, além de grandes quantidades de gordura e açúcar. Uma pesquisa feita pela consultoria de consumo britânica Which? comparou marcas disponíveis no Reino Unido e sentenciou: todos os 30 produtos pesquisados continham bastante de açúcar, sendo que 16 deles apresentava níveis acima dos 30% do ingrediente em suas composições. Algumas barras, segundo o estudo, continham quantidade maior de açúcar do que um copo de 150ml de refrigerante de cola. Outras, eram ricas em gorduras saturadas, especialmente as barras destinadas ao público infantil.

barrinha

A presença das fibras, uma das supostas vantagens das barras, também não é garantida. Algumas marcas brasileiras não contém sequer um grama de fibra em sua composição.

Mais sobre alimentação saudável
:: Carboidrato à noite: pode ou não pode?
:: Picolé de Whey: será que a moda pega?

Só existem dois jeitos de fugir das armadilhas das barrinhas. O primeiro, e mais simples, é ficar atento às informações nutricionais que constam nas embalagens, que informam as quantidas de açúcar, gordura e fibras presentes em cada produto. Assim é possível fugir das altas concentrações de substâncias indesejáveis na alimentação. O segundo jeito é fazer você mesmo a sua barra, com igredientes cuja procedência e valor nutricional são conhecidos e confiáveis.

Confira duas receitas de barras de cereal que podem ser preparadas em casa de forma prática e, mais importante, 100% saudável. A primeira foi criada pela chef nutricionaista Bela Gil e apresentada por ela em seu programa, Bela Cozinha, no canal a cabo GNT. A outra foi elaborada pelos nutricionistas da marca Becel, que fabrica a margarina utilizada na mistura. Aproveite.

barrinha1

Barra de Cereal Caseira da Bela Gil

Tempo de preparo: 1h30min
Rendimento: serve 6 pessoas

Ingredientes

12 tâmaras sem caroço
1/4 copo de amêndoas torradas
1/4 copo de castanhas-do-pará
1/4 copo de castanha do caju torradas
1/3 copo de pasta de amendoim
1 colher (sopa) de semente de abóbora sem casca
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de goji berry (ou passas)

Preparo
Coloque as amêndoas, as castanhas de caju e as castanhas-do-pará no processador de alimentos e triture tudo até ficarem um pouco moídas, mas com alguns pedaços inteiros. Reserve a mistura em uma vasilha. Em seguida, triture as tâmaras e a pasta de amendoim. Junte ao restante e acrescente as sementes de abóbora e as goji berrys. Misture bem com as mãos.
Para finalizar, unte uma forma com óleo de coco e espalhe bem a massa pela superfície, deixando-a com a grossura de um dedo. Deixe na geladeira por uma hora. Corte em pedaços a gosto e sirva.

Barrinhas de Cereais – Receita Becel

Rendimento: 10 unidades
Tempo de preparo: 25min

Ingredientes

Meia xícara (chá) de mel
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de granola

Preparo

Em uma panela média, coloque o mel e a margarina e leve ao fogo médio por 5 minutos ou até ferver. Retire do fogo, junte a granola, misture e leve novamente ao fogo médio por 10 minutos, mexendo sempre, até soltar totalmente da panela. Uma dica importante é retirar do fogo somente quando a mistura estiver seca.Unte uma superfície de mármore ou granito e despeje a mistura. Espere amornar e amasse com as mãos. Dê o formato das barrinhas e deixe esfriar antes de servir.

Leia mais
Comente

Hot no Donna