Brasil é eleito campeão mundial da Pizza

Na Copa dos Pizzaiolos, o paulista André Guidon levantou a taça de melhor do mundo

Um brasileiro foi eleito o Melhor Pizzaiolo Estrangeiro Emergente do mundo. A conquista ocorreu durante o PizzaFestival, realizado em Nápoles. O nome dele: André Nevoso Guidon. Proprietário da Leggera Pizza Napoletana, na Vila Pompeia, em São Paulo, Guidon marcou um gol de placa com sua deliciosa Divina Comédia, uma pizza com ingredientes picantes e adocicados. A opção, claro, entrou para o cardápio da casa.

Com vontade de passear pela cidade?
:: 15 pizzarias que você precisa conhecer
:: Vai um café? Escolhemos as melhores cafeterias de SP, Porto Alegre e Floripa
:: 30 passeios e lugares para amar (ainda mais) a capital gaúcha
:: Renovando o closet: 6 brechós para conhecer em Porto Alegre e São Paulo

Servida em porção individual, como as demais pizzas da Leggera (com 28cm de diâmetro), a Divina Comédia leva em sua receita linguiça seca picante, cebola roxa caramelizada – no concurso ele usou a de Tropea, na região da Calábria -, queijo provola affumicata (um tipo de mussarela mais seca e defumada), mussarela de búfala, manjericão e parmesão.

– Sou um tradicionalista por natureza e gosto muito da pizza napolitana, tanto que meu restaurante é baseado nesse tipo – disse ele por telefone a Donna. – No concurso, tive que criar uma margherita tradicional e uma pizza criativa, que instigasse o paladar. Logo pensei: “Vou fazer algo com contraste e seguir o caminho da simplicidade. Optei por uma pizza branca, que significa uma pizza sem molho, e busquei o contraste entre o forte e o doce para fazer alusão entre o céu e o inferno da Divina Comédia. Fui a um mercado de Nápoles atrás de uma linguica picante e caramelizei a cebola. Misturei mussarela de búfala e outra mussarela defumada, mais seca.

:: VÍDEO! Pilla, da Bidê ou Balde, ensina receita com cebola caramelizada e queijo brie

As pizzas foram avaliadas por renomados chefs pizzaiolos, membros da Associazione Verace Pizza Napoletana e empresários do setor.

De ascendência italiana, Guidon aprendeu na Itália como preparar uma autêntica pizza napolitana, com massa macia, borda aerada e levemente crocante. Com fermentação longa e natural, a massa é feita com um blend de farinhas italianas 00 (mais refinadas e com teor de glúten menor, conferindo mais aeração e leveza à massa), que variam com temperatura e umidade.

– Faço ajustes para ter sempre o mesmo resultado – explica o vencedor, que é representante no Brasil da Associazione Verace Pizza Napoletana.

 

00a26751O pizzaiolo André Guidon (no centro) exibe o troféu de melhor do mundo entre os integrantes da Associazione Verace Pizza Napoletana

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna