Chef da seleção ensina petiscos bem brasileiros para torcer na Copa

Quem já se acostumou com a companhia dos amigos ou da família para assistir aos jogos da Copa do Mundo sabe bem como dá trabalho satisfazer todo mundo na hora do intervalo. Entre os copos de refrigerante, cerveja e muitos docinhos, o prato principal costuma dar mais dor de cabeça.

Para seguir no clima descontraído, a dica é investir nos aperitivos. Jaime Maciel, chef oficial da Seleção Brasileira, ensina três pratos super práticos e que ganham sabor irresistível com os temperos certos. Na torcida pela seleção canarinho, a única fome que vai sobrar é a de bola.

Todos os pratos servem cerca de seis pessoas e levam apenas trinta minutos para ficarem prontos.

Bruschetta Sem Zebra

Ingredientes

– 3 Colheres de sopa de azeite de oliva
– 6 berinjelas
– 2 dentes de alho
– 6 fatias de pão preto
– ½ maço rúcula
– 200g de mortadela
– Sal à gosto

Para fazer é bem rapidinho, siga o modo de preparo ou acompanhe o vídeo:

Fatie a berinjela e o alho e vá pré-aquecendo o forno a 180º C durante 10 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira com uma colher de sopa de azeite. Com a assadeira preparada, espalhe as fatias de berinjela lado-a-lado na assadeira e, com uma colher de sopa de azeite, regue-as. Feito isso, leve ao forno por 10 minutos.

Em uma frigideira, refogue o alho e coloque as fatias de pão na para dourar. Ponha as berinjelas sobre o pão torrado, acrescente uma camada de folhas de rúcula e finalize com sal à gosto e as fatias de mortadela cortadas ao meio e enroladas.

Gol de Calabresa

Ingredientes: 

– 1kg  de linguiça calabresa
– 200g de cebola roxa
– 100g de pimentão verde
– 100g de pimentão vermelho
– 200g de queijo minas
– 100g de pimenta biquinho
– Sal à gosto
– Pimenta do Reino à gosto
– 50g de margarina
– 100ml de cachaça branca

Se você escolheu esta receita para receber seus convidados, fique atento ao vídeo:

Descasque a cebola e corte em fatias finas. Tire a semente dos pimentões e também corte em fatias fininhas, assim como a linguiça.  O queijo minas também deve ser cortado, mas deixe-o reservado. Na frigideira, coloque a margarina e refogue a linguiça calabresa.  Misture os vegetais junto com a linguiça e flambe tudo com a cachaça.

Depois que colocar em um prato, finalize com o queijo minas e a pimenta. 

Toque de Polenta

Ingredientes:

– 5 colheres de sopa de margarina cremosa
– 2 cebolas em cubos
– 3 dentes de alho picados
– 1 xícara de chá de fubá
– Sal à gosto
– Pimenta do Reino à gosto
– ¼ de xícara de chá de pistache sem casca torrado e picado
– 1 clara
– 100g de queijo parmesão

Se a escolha foi por copiar as tradicionais polentas com queijo do boteco, prepare-se:

Em uma panela, derreta as 4 colheres de sopa de margarina cremosa e doure a cebola e o alho. Despeje 4 xícaras de chá de água fria na panela e coloque o fubá. É importante ficar mexendo os ingredientes para que não surjam grumos. Em fogo baixo, tempere com sal e pimenta e deixa cozinhar por 20 minutos ou até soltar do fundo da panela.

Depois de retirar a polenta do fogo, coloque o pistache e despeje a mistura, ainda quente, em uma assadeira. Com uma colher, obtenha a espessura de, mais ou menos, 1 cm. Deixe esfriar e só depois corte para obter os palitos.

Deixe o forno pré-aquecendo por 10 minutos a 200ºC. Enquanto isso, bata ligeiramente a clara e passe os palitos por ela. Logo em seguida, polvilhe as poletinhas com parmesão.

Para assar, unte uma assadeira com a margarina e acomode as polentas. Deixe no forno por 25 minutos e, na metade do tempo, vire os palitos.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna