Como fazer feijão: receita e dicas de como escolher os grãos, deixar de molho, temperar e cozinhar

A ideia do meu blog é oferecer receitas simples, para que as pessoas possam ter um cardápio variado e sem muito trabalho. Porém, tenho recebido pedidos para ensinar a preparar pratos triviais, por exemplo como fazer feijão. Muitas pessoas acreditam que preparar um feijão gostoso é difícil – esse post vai ajudar a desmistificar o nosso querido e brasileiríssimo feijão.

Vejo que muitos leitores estão se arriscando na cozinha, querendo aprender, buscando o resgate e o respeito pelo ato de cozinhar. Saber cozinhar o trivial nos ajuda a colocar comida de verdade na mesa da nossa família. Por mais que tenhamos pouco tempo, um feijãozinho caseiro, feito com amor, tem um valor único e insubstituível.

Como fazer feijão? Cada um tem as suas dicas e o seu jeito. Preparei esse post falando do feijão que vai para mesa aqui de casa, além de uma série de dicas que podem ajudar os leitores, por exemplo, como congelar feijão.

Aqui, usei o feijão vermelho, o preferido aqui em casa, mas essa receita se aplica ao preparo de qualquer tipo de feijão. Claro que podem ocorrer variações do tempo de cozimento de cada tipo de feijão.

Como fazer feijão Baixa

A escolha do feijão

Procure usar sempre feijão fresco: quanto mais novo o grão, mais rápido será o cozimento. Se possível, compre direto do produtor ou em mercados que vendem a granel. A maioria dos feijões de boa qualidade já vem escolhidos, você não precisa espalhar na mesa para selecionar, mas é sempre importante dar uma olhada para não encontrar entrar nenhuma pedrinha indesejada na sua comida.

Molho, uma etapa importante

Deixando o feijão de molho você vai obter um caldo bem cremoso, vai economizar gás e seu corpo vai agradecer, pois o carboidrato rafinose, presente no feijão, é de difícil digestão. O feijão é rico em fitato e oxalato, que acabam provocando gases. Estudos indicam que 12 horas de molho são suficientes para reduzir consideravelmente essas consequências indesejadas.

Na véspera, coloque o feijão em um escorredor, lave bem para retirar qualquer impureza, coloque em uma tigela, cubra com água e deixe descansando por até 12 horas. Após esse período, descarte a água, passe o feijão por água corrente e escorra.

HORA DE COZINHAR O SEU FEIJÃO

Sem panela de pressão

Para cada xícara feijão, adicione 4 xícaras de água duas folhas de louro e um dente de alho.

Assim que começar a ferve, baixe o fogo e cozinhe com a tampa entreaberta por aproximadamente 40 minutos, o grão deve ficar macio e inteiro.

Na panela de pressão

Para cada xícara feijão, adicione 3 xícaras de água, duas folhas de louro e um dente de alho.

Tampe a panela, leve ao fogo médio e comece a contar o tempo assim que a panela apitar. Cozinhe por 20 minutos, desligue o fogo e deixe a panela parada até sair toda a pressão. Se quiser acelerar você pode colocar um garfo sob a válvula. O grão deve ficar macio e inteiro.

Observação: Nos dois tipos de cozimento pode ocorrer variação de tempo em função dos tipo e do frescor do feijão.

Quer deixar o caldo ainda mais cremoso?

Retire duas conchas de feijão, coloque em um prato e amasse com um garfo ou esmagador de batatas. Leve de volta a panela e misture.

Vamos aos temperos?

Para essa etapa existem muitas opções. Você pode temperar somente com sal. Se quiser pode usar bacon e/ou calabresa refogados com cebola e alho. Os vegetarianos também pode usar somente cebola e alho refogados. Cada um pode fazer do seu jeitinho.

Como eu gosto de fazer

Levo ao fogo uma frigideira com bacon e calabresa cortados em pequenos cubos. Assim que estiverem bem refogados, acrescento cebola, deixo ficar transparente e depois adiciono alho. Misturo ao feijão, ajusto o sal e deixo ferver por uns 15 minutos em fogo baixo.

Quer deixar feijão congelado para a semana?

Nesse caso, você não vai temperar o feijão para guardar. Coloque o feijão em potes e congele. Quando quiser consumir é só retirar na véspera e deixar na geladeira, se preferir você também pode colocar o feijão congelado em uma panela e levar ao fogo baixo e a outra opção é descongelar no microondas.

Agora faça aquele refogado caprichado, ajuste o sal, deixe ferver para integrar os ingredientes e sirva.

Como fazer feijão 1 Baixa Como fazer feijão 2 Baixa

Como fazer feijão | Resumo

Ingredientes para o cozimento:

Feijão
Água
Louro
Dente de alho

Ingredientes para o refogado:

Calabresa em cubos
Bacon em cubos
Cebola picada
Alho picado
Azeite

Modo de fazer:

Lave o feijão, coloque de molho por 12 horas, escorra. Coloque o feijão em uma panela com a água indicada para o tipo de cozimento que você escolher (na pressão ou sem pressão). Adicione o louro, o dente de alho, tampe e inicie o cozimento.

Para obter um caldo cremoso, assim que o feijão estiver macio, retire um pouco de feijão, coloque em um prato, amasse e coloque de volta na panela.

Em uma frigideira faça o refogado, começando pelo bacon e linguiça, depois acrescente a cebola e quando estiver dourada coloque o alho. Despeje no feijão, ajuste o sal, leve ao fogo baixo por 10 a 15 minutos sem tampa e mexendo com frequência.

Se você quiser congelar, não coloque o refogado, deixe para fazer essa etapa no momento que for consumir.

Dica: Caso você tenha sobras de carne assada na geladeira, coloque para cozinhar junto com o feijão, lá no início do processo, a carne vai ficar desmanchando e seu feijão vai ficar super saboroso.

Como fazer feijão 4 Baixa

Leia também
:: Fazer pão caseiro é mais fácil do que parece: confira a receita
:: Sem desperdício: como fazer bolo de banana com casca 

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna