Aprenda a fazer um creme de queijo cottage caseiro

Os queijos cremosos são muito comuns nas prateleiras dos supermercados, mas quando paramos para ler os ingredientes que constam no rótulo, fica claro que eles não são nada saudáveis pois levam aquela tradicional lista de nomes impronunciáveis. Então prepare esse creme de queijo em casa, é muito fácil de fazer, bem mais econômico, mais saudável e mais gostoso. Confira o vídeo que mostra como o preparo é simples.

Creme de queijo cottage caseiro

Ingredientes:

1 litro de leite pasteurizado
3 colheres (sopa) de suco de limão
1/4 de xícara de leite fervente (o suficiente para bate)
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Sal

Modo de fazer:

Leve ao fogo uma panela com o leite, assim que começar a ferver desligue o fogo.

Adicione uma colher por vez de suco de limão e mexa, o leite vai ficar talhado e aparecerão grumos que ficam separados do soro. Adicione um pouco de sal.

Acomode uma peneira sobre uma tigela alta, coloque um pano de algodão limpíssimo sobre a peneira, despeje o leite talhado e deixe descansar por 10 a 15 minutos.

Coloque o queijinho que ficou na peneira dentro do liquidificador, adicione o leite fervente, apenas a quantidade suficiente para conseguir bater, acrescente a manteiga e bata bem até ficar completamente cremoso.

Ajuste o sal e coloque na geladeira, depois de resfriado o creme ficará com a consistência bem mais firme e o sabor é simplesmente incrível.

Dicas
A produção desse queijo vai gerar uns 600ml de soro, não descarte esse líquido que ficou na tigela, ele é super saudável e nutritivo. Guarde na geladeira e se preferir congele uma parte, pois você pode preparar esse Pão de Soro que é o nosso pão preferido aqui em casa.

O custo dessa receita é de menos de 4,00 e rende aproximadamente 300g de creme. Se você comprar o creme de cottage pronto vai pagar mais ou menos 15,00 por 250g e o sabor não tem comparação.

Creme de cottage novo

 

Veja Mais
:: Receita testada e aprovada: bolo integral de cenoura e coco | Eline Prando
:: Fácil de fazer: aprenda a receita de filé de peixe assado com limão siciliano | Eline Prando

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna