Delícia saudável: aprenda a fazer empada de goma tapioca

Foto Eline Prando
Foto Eline Prando

Que tal uma empada de tapioca? A base para fazer será sempre o ovo com goma para tapioca, assim como na famosa crepioca e você pode temperar, complementar e rechear da forma que mais gosta: recheios vegetarianos, feitos com carnes, mistos e tudo que imaginar. Dica: o importante é usar sempre recheios sequinhos.

Empada de goma tapioca

Ingredientes:
3 ovos
6 colheres (sopa) de goma para tapioca (bem cheias)
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de creme de ricota
1 pitada de sal

Observação: O queijo parmesão e o creme de ricota dão sabor e cremosidade à receita, mas se você não pode ingerir produtos com lactose ou não tem em casa, pode omitir. Você também pode substituir o creme de ricota por requeijão, outro creme de queijo, creme de leite e até iogurte natural.

Modo de fazer: 

  • Prepare o recheio que você pretende usar e reserve.
  • Em uma tigela, bata os ovos com a tapioca, adicione o queijo ralado e o creme de ricota, tempere com sal e reserve.
  • Unte as forminhas de silicone, distribua o recheio até a metade de cada cavidade, complete com os ovos e leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos em forno médio/ alto ou até que fiquem douradinhas e firmes no centro.
  • A receita rende de 8 a 10 empadinhas.

Leia também:
:: Duas receitas saudáveis e quentinhas com frutas para comer no inverno
:: Rápido e saudável! Como fazer biscoitos integrais com recheio de chocolate
:: Sem lactose: aprenda a fazer um delicioso bolo de banana integral

Empada de crepioca Donna1

E os recheios?

Confira algumas opções de recheio que podem servir de inspiração para compor suas empadas: cogumelos, alho-poró, cenoura, abobrinha, queijos, palmito, ricota com espinafre, carne moída, calabresa, sobras de frango desfiado e temperado, frango com vegetais, ricota com nozes e muito mais.

Inspire-se e crie recheios deliciosos para as suas empadas. A seguir, opções testadas e aprovadas na cozinha do Mel e Pimenta:

Abobrinha e cenoura: rale cenoura, abobrinha e cebola. Refogue rapidamente com azeite de oliva, tempere com sal, pimenta e salsinha picada.

Cogumelos e alho poró: em uma frigideira com azeite de oliva, refogue cogumelos shimeji e alho-poró, tempere com sal e pimenta e polvilhe cebolinha picada.

Frango com cenoura: em uma frigideira quente, coloque cebola e refogue, acrescente os pequenos cubos de peito frango temperados com sal, páprica e ervas e doure. Acrescente alho e cenoura em delicados cubos erefogue um pouco mais. Adicione um pouco de água e cozinhe até que o frango esteja completamente cozido e macio. Deixe secar todos os líquidos, ajuste o sal e polvilhe cebolinha.

Leia mais
Comente

Hot no Donna