Dia da Pizza! 15 pizzarias que você precisa conhecer em Porto Alegre, Floripa e São Paulo

Massa crocante e fininha, queijo derretendo e aquele cheirinho delicioso no ar. Imaginou a cena e já deu vontade de morder um belo pedaço de pizza, não é? Hoje, mais do que nunca, pode!

Com vontade de passear pela cidade?
:: Vai um café? Escolhemos as melhores cafeterias de SP, Porto Alegre e Floripa
:: 30 passeios e lugares para amar (ainda mais) a capital gaúcha
:: Renovando o closet: 6 brechós para conhecer em Porto Alegre e São Paulo

Há 29 anos, 10 de julho virou o Dia da Pizza em São Paulo,  e, claro, a tradição se espalhou Brasil afora. Como a gente não perde a oportunidade de comemorar – ou melhor, saborear uma dessas delícias -, que tal aproveitar a data para experimentar uma pizza diferente? Donna selecionou 15 locais imperdíveis para visitar em Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Vem ver:

Porto Alegre

:: La Pizza Mia
Rua Eudoro Berlink, 822. Bairro Auxiliadora. Conta com outras cinco unidades em Porto Alegre, São Leopoldo, Gravataí e Arroio do Sal.
Telefone: (51) 3330-1234
www.lapizzamia.com.br
Por que está na lista? No local, a pizza a metro é servida na pedra quente, à moda uruguaia. Há opções de meio metro, com três sabores, um 1/4 de metro, que contempla dois sabores.
Não posso sair sem experimentar: a pizza de camarão.

pizza mia

:: Bistrô da Travessa
Travessa Venezianos, 25. Bairro Cidade Baixa
Telefone: (51) 8544-9123
www.facebook.com/BistroDaTravessa
Por que está na lista? Se você está indeciso com o cardápio, sente em uma das agradáveis mesinhas e peça uma pizza salgada no sabor “Me Surpreenda”, com os ingredientes escolhidos pelo próprio pizzaiolo. A massa é semi-integral, fininha e saborosa – e ainda vem cortadinha. Fica escondida na Travessa dos Venezianos, uma viela de pedra, com casinhas coloridas – escolha ideal para quem quer ficar bem longe da agitação do bairro boêmio da capital gaúcha.
Não posso sair sem experimentar: a pizza Me Surpreenda.

bistrodatravessa


:: Bianca Pizzaria

Avenida Plínio Brasil Milano, 1817. Bairro Higienópolis
Telefone: (51) 3328-5644
www.biancapizzaria.com.br
Por que está na lista? Assada no forno a lenha, chega em casa com a casquinha tostada e aquele cheirinho que só a lenha mesmo pode dar. O melhor: dá pra pedir direto pelo site.
Não posso sair sem experimentar:  a de parma com gorgonzola.

bianca

:: Fornellone
Avenida Nova York, 93. Bairro Auxiliadora. Também tem filial em Atlântida.
Telefone: (51) 3028-7575
fornellone.com.br
Por que está na lista? Massa fininha e crocante, queijo na medida certa e sem temperos excessivos no molho, tudo do jeito que deve ser. Conta com tele-entrega e chega em casa quentinha.
Não posso sair sem experimentar: a pizza de camarão.

Fornelone

:: Press Café
Rua Hilário Ribeiro, 281. Bairro Moinhos de Vento.
Telefone: (51) 3222-7718
www.grupopress.com.br
Por que está na lista? Não há massa mais fina em Porto Alegre, parece quase um papel.  A dica é pedir a pizza happy hour, que é quadrada e dá pra comer entre dois.
Não posso sair sem experimentar: a parma, com queijo e molho de tomate na medida certa, micro pedacinhos de bacon e tiras bem fininhas de rúcula.

pizzapress

:: Confira também 5 receitinhas diferentes para fazer sua pizza em casa

São Paulo

:: Leggera
Rua Diana, 80. Bairro Perdizes.
Telefone: (11) 3862-2581
www.pizzerialeggera.com.br
Por que está na lista? Em maio, teve uma de suas pizzas eleita como melhor do mundo durante o PizzaFestival, em Nápoles, na Itália. O chef André Guidon derrotou sete candidatos e trouxe para o Brasil o Trofeo Emergente como melhor pizzaiolo com a La Divina Comedia, que mescla ingredientes adocicados e picantes.
Não posso sair sem experimentar: a pizza La Divina Comedia, com linguiça seca picante, cebola roxa caramelizada, queijo provola, mussarela de búfala, manjericão e parmesão – além do affumicata, um tipo de mussarela defumada.

leggera
:: Margherita
Alameda Tietê, 255. Bairro Jardins
Telefone: (11) 2714-3000
margherita.com.br
Por que está na lista? Localizada em um dos bairros mais movimentados da capital paulista, a Margherita opta por mostrar, no cardápio, as opções de pratos separadas pelo ingrediente principal – como pescados, queijos, carnes, vegetais e as especiais.
Não posso sair sem experimentar: a pizza genovese al pesto, feita com mussarela de búfala.

margheritaf021
:: Veridiana
Rua Dona Veridiana, 661. Bairro Higienópolis. Também tem filiais nos Jardins e em Perdizes.
Telefone: (11) 3120-5050
www.veridiana.com.br
Por que está na lista? Além das pizzas com generosas bordas recheadas, destaque também para o pão de calabresa e o antepasto napolitano.
Não posso sair sem experimentar: a pizza de burrata al pesto (mussarela de búfala cremosa sobre tomate ao pesto)

veridiana

:: Leona Pizza Bar
Rua Constantino de Souza, 582. Bairro Campo Belo.
Telefone: (11) 5096-3000
www.leonapizzabar.com.br
Por que está na lista? Além dos mais de 40 sabores de pizza, os clientes também podem optar por cinco tipos de calzones. Comporta 520 pessoas.
Não posso sair sem experimentar: a pizza de picanha, com mussarela, gorgonzola e orégano.

leona

:: Speranza
Rua 13 de Maio, 1004. Bairro Bixiga. Também possui filial no bairro Moema.
Telefone: (11) 3288-8502
www.pizzaria.com.br/speranza
Por que está na lista? O clima de cantina parece ter vindo diretamente da Itália, terra natal da família Tarallo, que abriu o local no Brasil. Caprichadas no recheio, as pizzas de massa média e crocante também estão disponíveis em porções individuais. Vale experimentar um dos vinhos da marca própria.
Não posso sair sem experimentar: a pizza caprese, com tomate-cereja, mussarela de búfala, manjericão e azeite de oliva.

speranza

 

Florianópolis

:: Santa Redonda
Avenida Pequeno Príncipe, 891. Bairro Campeche.
Telefone: (48) 3364-8004
www.santaredonda.com
Por que está na lista? Se você é daqueles que detesta pizza com muito queijo, está no lugar certo. Massa artesanal, fininha e recheio farto. Escolha bacana para quem vai com os pequenos, já que o local conta com um espaço criança.
Não posso sair sem experimentar: a pizza à moda da casa, com molho de tomate caseiro, mussarela de búfala, berinjela, mussarela cremosa e pesto de azeitona preta.

santaredonda

:: Pizzaria Basílico
Rua Laurindo J. da Silveira, 647. Bairro Canto da Lagoa.
Telefone: (48) 3232-1129
www.pizzariabasilico.com.br
Por que está na lista? A casa conta com três ambientes, sendo dois com lareiras – aconchegante para o inverno. Para quem quiser optar por algo diferente de pizza, o cardápio oferece opções como calzone, berinjela ao forno e saladas especiais.
Não posso sair sem experimentar: a pizza Bráz, com abobrinhas, mussarela de búfala e parmesão.

basilico

:: Pizzaria do Cica
Rodovia Dr. Antonio Luiz Moura Gonzaga, 577. Bairro Campeche.
Telefone: (48) 3232-8638
pizzariadocica.com.br
Por que está na lista? Já imaginou uma pizzaria comandada por surfistas? Essa foi a ideia do chef Cica, que fundou o local em busca de uma alimentação mais saudável. É por isso que a Pizzaria do Cica só oferece opções com massa integral, sempre preparadas em forno à lenha. Destaque para o cardápio: alguns pratos recebem nomes bem diferentes, como Selva (molho de tomate, mussarela, brócolis, espinafre, tomate fatiado, rúcula, azeitonas pretas e manjericão) e Pico Alto (molho branco com champignon, mussarela, palmito, brócolis e manjericão).
Não posso sair sem experimentar: a pizza Amor Perfeito, que mistura molho de tomate, mussarela, pesto, tomates secos e manjericão.

cica

:: Pizzeria Milano
Rua Bocaiúva, 2226. Bairro Centro.
Telefone: (48) 3024-0034
www.pizzeriamilano.com.br
Por que está na lista? Fundada por uma legítima italiana, a Milano tem aquele ambiente pequeno e aconchegante, ideal para um jantar a dois. Por lá, é possível provar a típica pizza italiana com massa fininha e leve, preparada no forno à lenha. Conta com porções individuais.
Não posso sair sem experimentar: a brazuca.

pizzabrazucapizzariamilano
:: Artesano Pizza Bar
Serv. das Palmeiras Nativas, 123. Lagoa da Conceição
Telefone: (48) 3236-0000
www.artesanopizzabar.com.br
Por que está na lista? Ambiente romântico e cheio de detalhes, bacana para um jantar em casal. Inclui no cardápio uma opção especial sem lactose.
Não posso sair sem experimentar: a pizza de camarão.

artesano

* Com dicas da redação de Donna

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna