Dia do Cachorro-Quente: como preparar em casa as delícias de doguerias gourmet de Porto Alegre

Não há (quase!) nenhuma dieta que resista ao cachorro-quente, um dos maiores clássicos do fast-food. Pão fofo, salsicha e molho quentinho e bem temperado são a base para os mais diversos complementos, que vão desde o purê de batata até a cebola caramelizada.

Não se sabe ao certo como a delícia nasceu. Há quem diga que foi inventada por um açougueiro alemão que fabricava salsichas. Também circula a história de um vendedor de salsichas quentes que dava aos clientes um pãozinho para que eles não queimassem as mãos. Mas a que ganhou força mesmo – e rendeu até um dia exclusivo para o sanduíche, comemorado nesta terça-feira – é que foi inventado em 9 de setembro de 1884 pelo alemão Charles Feltman, que abriu o primeiro restaurante que servia a iguaria nos Estados Unidos. Não é a toa que o país se tornou a terra oficial do prato, não é?

Para matar a fome!
:: 15 pizzarias que você precisa conhecer em PoA, SP e Floripa
:: Vai um café? Escolhemos as melhores cafeterias de SP, Porto Alegre e Floripa

Para comemorar a data, Donna convidou dois dos mais bacanas locais de Porto Alegre que oferecem hot dog gourmet para compartilhar conosco suas receitas mais pedidas. Papel e caneta na mão?

O dog especial do Cachorro do Bonfa

Não é à toa que o prato preferido dos frequentadores do Cachorro do Bonfa, que funciona há 20 anos em um dos  mais tradicionais bairros de Porto Alegre, é o Cachorro Especial. Agrada a gregos e troianos: você pode optar pela tradicional salsicha ou também por linguiça calabresa, que dá um sabor ainda mais diferente ao lanche. A dica da casa é escolher o pão d’água e caprichar no molho preparado na hora com tomates fresquinhos.

Ingredientes
– Milho
– Ervilha
– Molho
– Catchup
– Mostarda
– Maionese
– Queijo
– Tempero verde
– Um toque de azeite de oliva
– Pimenta

Quer provar?
Carrocinha
Esquina da Av. José Bonifácio com a Rua Santa Teresinha, Bom Fim
De domingo a quinta-feira, das 11h30min às 02h30min, e sexta, sábado e véspera de feriado das 11h30min às 6h

Loja e tele-entrega
Rua Joaquim Nabuco, 308, Cidade Baixa
Fone: (51) 3022-6231
Tele: De segunda a quarta-feira, das 11h30min à 0h , quinta das 11h30min à 1h, sexta e sábado das 11h30min às 2h e domingo das 18h à 0h.
Loja: das 11h à 1h
facebook.com/cachorrodobonfa

MRB_0097

 

 Com vontade de passear pela cidade?
:: 30 passeios e lugares para amar (ainda mais) a capital gaúcha
:: Renovando o closet: 6 brechós para conhecer em Porto Alegre e São Paulo

 

Pugg Hot Dog Gourmet

Você é daquelas que pensa em junk food quando alguém se refere a cachorro-quente? Ok, pode não estar completamente errada, já que não é o prato mais light do mundo. Mas quem disse que o prato precisa levar a alcunha de lanche ogro? É esse o diferencial do Pugg Hot Dog Gourmet, que acrescenta nos recheios ervas finas, molhos artesanais como o agridoce e ragu de cogumelos. Eles também produzem seis tipos de salsichas gourmet, criadas e produzidas pela casa. Ficou curiosa?

Para nosso especial, o proprietário do local, Tiago Lessa, elegeu o dog Di Napoli, que leva maionese temperada com alho e manjericão e a crocante couve crisp. Olha só:

Ingredientes
Molho de tomate:

– Tomates sem pele e sem semente
– Açúcar
– Sal
– Alho
– Manjericão fresco
– Aipo
– Louro

Queime o açúcar em uma panela, coloque os tomates e cozinhe até desmancharem. Depois, acrescente louro, alho, manjericão e aipo a gosto. Adicione sal se achar necessário.

Tomate concassé:
Retire a pele dos tomates e corte-os em cubos. Regue com azeite de oliva, adicione o manjericão fresco e misture tudo em um bowl.

Maionese de alho com manjericão:
A receita da maionese é segredo! Como esta receita é para um hot dog feito em casa, aqui está a receita de uma maionese de ovo que fica deliciosa:

Ingredientes
– 2 gemas
– Óleo de soja
– 1 colher de sopa de mostarda dijon
– Sal e pimenta do reino moídos na hora
– 2 colheres de sopa de suco de limão
– Manjericão a gosto
– Alho a gosto

Em um bowl, misturar as gemas, a mostarda dijon o sal e a pimenta. Bater até misturar tudo. Em uma pequena quantidade de óleo de soja, triturar em liquidificador o alho a gosto e as folhas de manjericão. Não recomendo muito alho para não ficar muito forte. Adicionar essa mistura ao resto dos ingredientes do bowl, sempre batendo com o fue.

Continuar acrescentando mais óleo até que fique firme. Quando a maionese ficar firme, acrescentar um pouco de suco de limão e mais um pouco de óleo de soja, sempre batendo com o fue. Quando começar a desgrudar do fundo, a maionese de alho com manjericão estará pronta.

Couve crisp
– Folhas de couve

Retirar os talos e dobrar as folhas em rolo, cortar em tiras bem fininhas e fritar em óleo de soja a 100° até que estejam crocantes. Retirar do óleo e secar em folhas de papel.

Quer provar?
Avenida Osvaldo Aranha, 778, Bom Fim
Telefone e delivery: (51) 3062-8839
puggshotdog.com.br

05 Di Napoli00194 TRAT FINAL

Leia mais
Comente

Hot no Donna