Dia do macarrão: 5 motivos para degustar o prato sem culpa

Na manteiga, ao alho e óleo, com o tradicional molho de tomate ou até aquele instantâneo de pacote: o macarrão figura entre os alimentos preferidos não só aqui no Brasil, mas ao redor de todo o mundo. Um item tão querido do cardápio não poderia ser esquecido e, para isso, ganhou até um dia especial. Neste sábado, 25 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Macarrão.

:: Dia da Banana! Chefs do RS e SC ensinam 3 receitas deliciosas com a fruta
:: Dia do Cachorro-Quente: como preparar em casa as delícias de doguerias gourmet de Porto Alegre
:: Dia do Sorvete! 10 sorveterias que você precisa conhecer em Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo

Se você é daquelas pessoas que ficam superculpadas após comer um belo prato de macarrão, confira a lista elaborada pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados com os benefícios que o alimento proporciona ao nosso organismo:

1) Macarrão é saudável

Os mais diferentes tipos de massa são considerados a melhor e mais rica fonte de carboidratos para nosso organismo. Segundo cartilha do Ministério da Saúde, 55% a 75% dos carboidratos ingeridos são provenientes do macarrão. Além disso, o ingrediente também fornece energia, por isso é aconselhável que alguns atletas consumam macarrão antes e depois dos treinos.

2) Sem quilos a mais

Ao contrário do que a crença popular dissemina, o macarrão não é um alimento tão calórico: a porção para almoço ou jantar tem cerca de 180 kcal. O grande problema pode estar nos acompanhamentos do prato. Para restringir o consumo de gordura, evite molhos de queijo ou à base de creme de leite. De preferência aos mais naturais, como de legumes e verduras, assim o macarrão pode se tornar o aliado perfeito de uma dieta equilibrada.

3) Não enjoa

Se você é fã mesmo já deve ter procurado os tipos mais variados de macarrão na prateleira do supermercado. A oferta é enorme, desde o tradicional spaghetti até o alfabeto de letrinhas perfeito para a sopa das crianças. Essa diversidade é ótima para os cozinheiros de plantão não precisarem repetir o prato.

4) É prático, versátil e barato

São necessários apenas alguns minutos para que o macarrão saia da embalagem e chegue ao prato pronto para ser devorado. A rapidez do preparo é um dos fatores que mais aproximam e agradam os consumidores. Além dela, o baixo custo, aliado ao bom rendimento, serve de alento para quem é fã do ingrediente amarelinho.

5) Combina com tudo e agrada a todos

Além de rápido, macarrão está na lista primária dos alimentos que podem ser feitos por um aprendiz-da-cozinha-prática. Panela, água e fogo é tudo o que você precisa para começar (além do macarrão, é claro). Por ser um elemento neutro, a criatividade e o gosto dos convidados pode  ser amplamente atendido, variando nos molhos e acompanhamentos.

E então, será que rola uma bela receita de macarrão para hoje? Motivos não faltam!

giphy

 

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna