Dia Mundial do Vegetarianismo: 7 restaurantes vegetarianos em Porto Alegre e Florianópolis para conhecer

Sabia que 1º de outubro é o Dia Mundial do Vegetarianismo? A data foi estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana norte-americana para estimular a reflexão sobre o quanto nossos hábitos de alimentação (e também de consumo) influenciam no meio ambiente.

Para matar a fome!
:: 10 sorveterias para conhecer em PoA, Floripa e SP
:: Vai um café? Escolhemos as melhores cafeterias
:: 15 pizzarias que você precisa conhecer em PoA, SP e Floripa
:: Chefs do RS e SC ensinam 3 receitas deliciosas com banana

Para comemorar a data, Donna elegeu 7 restaurantes que todo vegetariano precisa conhecer. Mas, ainda que você não faça parte dos 8% da população das maiores cidades brasileiras que declara não ingerir carne, segundo dados do Ibope, vale dar uma chance para a culinária vegana. Espia só as nossas escolhas:

Suprem

Depois de muitas andanças pelo Oriente, o chef Alexis Zarate deu o start em um espaço que traz o melhor da culinária da Índia ao coração do Bomfim. Decorado com motivos que lembram o país, o restaurante ainda conta com um espaço para eventos, pista de dança e, como não poderia deixar de ser, uma sala dedicada à meditação. Aberto diariamente, o Suprem oferece um menu que muda todos os dias: nesta quarta-feira, por exemplo, inclui arroz, tortinha de tofu e chao min, que leva massa chinesa e legumes.

Suprem
Rua Santo Antônio, 877 – Bomfim
(51) 3312-2731
restaurantesuprem.com

suprem2

La Rouge Bistrô

Veganos de Porto Alegre ou que estejam de passagem pela terrinha não têm do que reclamar – e até quem adora uma picanha, mas quer provar algo diferente. O cardápio é bem variado, e vai de lasanha a doces, passando por risotos e quiches. Quer saber o prato do dia? O pessoal do restaurante posta o destaque da vez na página do Facebook.

La Rouge Bistrô
Avenida Mariland, 1587 – Mont Serrat
(51) 3019-7638
www.larougebistro.com.br ou www.facebook.com/LaRougeBistro

larouge

Café Bonobo

Como o próprio site diz, o local não é somente um restaurante, mas sim um espaço cultural libertário. Por adotar a cultura vegana, tudo no Bonobo tenta agredir o meio ambiente o mínimo possível: as lâmpadas são de LEDs, os móveis são reformados e reutilizados. Também não servem água mineral nem refrigerantes, mas com a cartela de sucos naturais do local, você provavelmente não vai sentir falta.

Café Bonobo
Rua Castro Alves, 101 – Independência
(51) 3013-1464
www.cafebonobo.com.br ou www.facebook.com/cafebonobo

cafébonobo

Mantra

Com cardápio 100% vegano, o Mantra oferece várias receitas à base de soja, sem carnes, ovos e lácteos. Para almoçar lá, você paga um valor único que incluí o dahl, o prato principal e a sobremesa. O local também funciona como espaço para a realização de eventos e cursos de culinária, aulas de yoga e massagens orientais.

Mantra Gastronomia & Arte Indiana
Rua Santo Antônio, 372, Independência
(51) 3264-0841
www.mantrarestaurante.com.br ou www.facebook.com/mantragastronomiaearteindiana

mantra

B Burger

Quem disse que vegetarianos não adoram um fast food? E Porto Alegre já conta com uma casa especializada em hambúrgueres que seguem a cultura vegana. São seis opções de burguers, inspirados no Brasil e na Indonésia, por exemplo. E que tal uma coxinha de soja? Para acompanhar, sucos naturais, chás ou a cerveja artesanal Irmãos Ferraro.

B Burger
Rua Vinte e Quatro de Outubro, 33
(51) 3407-4343
bburger.com.br ou www.facebook.com/bburgerfastfood

bburger

 

:: Florianópolis

Lila

É com os ingredientes fresquinhos do Mercado São Jorge que os chefs do restaurante Lila, que fica dentro do próprio local, preparam o menu do dia. No local, o esquema é prato feito, mas sempre com variedade: entre as delícias do local, o enroladinho de acelga e o bolinho de inhame na página. Para saber o que vai ter no dia, é só visitar o cardápio online.

Lila
Rua Brejaúna, 43 – Itacorubi
(48) 3238-5809
www.facebook.com/saojorgeorganicos

lila

Vida

Baseado na culinária lactovegetariana (sem carne, mas com ovos e derivados de leite), o restaurante Vida oferece opções de bufê ou a quilo, que conta com 26 opções de salada e 12 de pratos quentes. No cardápio, nada de frituras, apenas alimentos levemente cozidos e assados.

Natural Restaurante Vida
Rua Visconde de Ouro Preto, 298 – Centro
(48) 3223-4507

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna