Está de dieta? Chef ensina a fazer versão light de brigadeiro

O brigadeiro — também conhecido como “negrinho” — está na lista de doces preferidos da maioria. Além de prático, o produto final é delicioso e pode ser comido quente direto do prato, ou, para quem tem  mais paciência, em bolinhas confeitadas.

Para quem está de dieta, porém, aquela bandeja repleta de docinhos pode se transformar em um cabo-de-guera. De um lado, a lista de calorias, do outro, o desejo e a água na boca. Relaxe: soou o alerta verde! Brigadeiro feito com biomassa de banana verde pode reverter todas essas preocupações.

:: Mais sobre a biomassa de banana verde

A fórmula foi criada pela chef Iracema Bertoco e já virou queridinha dos curitibanos. O papel da biomassa vai muito além de cortar as calorias da receita original. Além de acelerar as funções intestinais, ela controla o nível de glicemia no sangue, diminui a absorção de gorduras pelo organismo e, se for consumida regularmente, reduz o colesterol e os triglicerídeos.

Confira a receita do brigadeiro à base de biomassa de banana verde: 

Para fazer a biomassa, separe os seguintes ingredientes:

– 4 Bananas bem verdes de qualquer variedade
– Água

Como fazer:

Lave bem as bananas com esponja e detergente e corte as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida, coloque em uma panela de pressão com água fervendo — o suficiente apenas para cobrir as bananas —. Aguarde 10 minutos — a partir do início da pressão da panela. Deixe o ar sair e a panela perder a pressão sozinha.

Separe as cascas das polpas e leve apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar a processar, pode utilizar água desde que seja bem quente. Rende cerca de 100g.

Atenção: não utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa. Ela contém tanino, que pode escurecer a massa.

Para o leite condensado diet, separe:

– 400g de leite em pó desnatado
– 150 ml de água fervente
– 10 g de sucralose
– 60 g de manteiga

Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.

É hora do brigadeiro ficar pronto. Essa receita vai render 40 brigadeiros e, a melhor parte, cada um tem apenas 40 kcal.

Ingredientes:

– 1 receita do de leite condensado diet caseiro
– 100g de biomassa de banana verde
– 80 g de cacau em pó
– 100g de chocolate diet picado
– 150g de chocolate diet ralado (usar no lugar do granulado)

Coloque o leite condensado diet, a biomassa, o cacau em pó e o chocolate picado em uma panela e leve ao fogo brando. Mexa até atingir ponto de brigadeiro comum. Deixe esfriar, enrole e passe no chocolate diet ralado.

Pronto! Hora de experimentar a delícia sem culpa.

Leia mais
Comente

Hot no Donna