Já é primavera? Tradicional receita espanhola de gaspacho é ideal para os dias mais quentes

Perguntar aos sevilhanos qual é a melhor receita de gaspacho é como perguntar a um gaúcho qual a melhor receita de carreteiro: não há. Na Andaluzia, a região mais meridional da Espanha, da qual Sevilha é a capital, a sopa fria de tomate é mais uma bebida que um prato, para bebericar quando o calor e a fome batem ao mesmo tempo. E está em todo lugar: nas cozinhas das casas, em jarras de vidro geladinhas; e em restaurantes, servido com cubos de gelo em cumbuquinhas. O bom gaspacho leva tomate, pepino, pimentão cubanelle (o mais longo, não o comum), cebola, alho, azeite, vinagre (de preferência de xerez ou de vinho tinto) e sal. E só. Anota aí a receita:

:: Buraco quente: aprenda a fazer o sanduíche de carne moída e queijo
:: Receita fácil! Aprenda a preparar queijo cottage caseiro
Ingredientes

1kg de tomates maduros, sem sementes e picados grosseiramente
1 pimentão cubanelle, sem sementes e picado grosseiramente
1 pepino, descascado e picado grosseiramente
1 cebola pequena (branca ou roxa), descascada e picada grosseiramente
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de vinagre de xerez
Sal
1/2 xícara de azeite extra virgem

00b21cfc

Modo de preparo

1. Leve o tomate, o pimentão, o pepino, a cebola e o alho ao liquidificador e bata em alta velocidade até obter uma textura lisa e macia (pelo menos 2min), parando de vez em quando para raspar as laterais com uma espátula.

2. Com o aparelho ligado, acrescente o vinagre e 2 colheres (chá) de sal. Vá adicionando o azeite aos poucos. A mistura vai adquirir um tom laranja claro ou rosa escuro e ficar macia e encorpada, como um molho para salada. Se ainda estiver meio aguada, acrescente mais azeite até ficar cremoso.

3. Peneire a mistura, empurrando com uma espátula ou as costas da concha. Descarte a parte sólida. Transfira o líquido para uma jarra grande (de preferência de vidro) e deixe gelar bem (de 4 a 6 horas ou durante a noite).

4. Antes de servir, ajuste o sal e o vinagre. Se a consistência estiver grossa demais, dissolva com algumas colheradas de água gelada. Sirva em copos, sobre cubos de gelo, se preferir. Algumas gotas de azeite dão o toque final.

Tempo de preparo: 20 minutos (mais o tempo de refrigeração)
Rendimento: de 8 a 12 porções

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna