Já ouviu falar em hambúrguer de miojo? Conheça o Ramen Burger

De tempos em tempos, surgem novidades para substituir o pão em receitas tradicionais. Depois que a tapioca cruzou as fronteiras do Nordeste e tornou-se a queridinha dos lanches e cafés da manhã aqui no Sul do país, agora chegou a vez de um hambúrguer cujo pão é feito de Ramen. É o chamado Ramen Burger e tem no chef Keizo Shimamoto seu idealizador.

Ramen ou Lamen é aquela massinha comprida, típica da culinária japonesa e chinesa e que, aqui no Brasil, ganhou o popular nome de miojo. Sim, grosseiramente falando, o Ramen Burger é um hambúrguer de miojo.

Keizo Shimamoto e seu Ramen Burger andam fazendo um sucesso estrondoso em Nova York – e o sanduíche ganhou fama mundial. No ano passado, o legítimo Ramen Burger esteve em São Paulo, participando da Feirinha Gastronômica da Vila Madalena. Quem provou pagou R$ 20 e aprovou.

– Quando criei o primeiro Ramen Burger, tinha a ideia de preparar um delicioso lanche capaz de mesclar a cultura americana e japonesa, duas culturas que me representam – explica Keizo Shimamoto.

00a088b6

Até a invenção do Ramen Burger, restaurantes especializados em ramen limitavam-se a servir a tradicional sopa japonesa com macarrão instantâneo. Agora, não param de surgir variações sobre o tema. Outros chefs nova-iorquinos arriscam-se a criar em cima da obra de Shimamoto. A última ideia lançada é o queijo quente de ramen. No lugar dos pão de forma entra o miojo, que é grelhado e recheado com queijo cheddar derretido, rúcula e cogumelos fritos levemente na manteiga.

Keizo não estudou para ser chef. Foi a paixão por miojo que o elevou ao status que desfruta hoje, após a invenção que ganhou o mundo. Há quatro anos, largou o emprego como programador de computador para embarcar neste sonho de encontrar novas possibilidades para o ramen.

– No Japão, o ramen é considerado fast-food. Com um número cada vez maior de estabelecimentos de serviço rápido de comida nos Estados Unidos, considerei que o ramen seria um ajuste natural para quem adota este modelo de alimentação – explica.

00a088cb

O modismo ainda não chegou a Porto Alegre, mas já se aproxima. Em São Paulo, o Astolpho Burger Gourmet & Tartares, oferece o Miojoburger (R$ 29).

– Depois de cozido, o macarrão vai para a chapa para ganhar o formato do sanduíche -, explica o chef executivo Cristóbal Carrión, que criou a novidade.

Comensais que experimentaram o Miojoburguer afirmam que ele é supercrocante, e o mix de texturas surpreende. 

Leia mais
Comente

Hot no Donna