Pipoca e quentão liberados! Os pratos de festa junina que não atrapalham a dieta

O mês de junho costuma ser temido pelos adeptos de dietas e programas de emagrecimento, pois com ele vêm à tona as tradicionais receitas de festa junina. Os pratos mais saborosos e doces são verdadeiras tentações para quem recém começou a entrar na linha.

Para que não seja mais preciso negar aquela fatia de bolo de fubá ou a maçã do amor na festinha do colégio ou do condomínio, conversamos com a nutricionista Cintya Brasil. Boas notícias: é possível comer as tradicionais guloseimas sem culpa e com ganho nutricional.

Os pratos à base de amendoim, por exemplo, são boas fontes de ácidos graxos, as gorduras boas que reduzem o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom. Eles também contribuem na diminuição da oxidação celular e fornecem ferro, fósforo e potássio. Apesar de todos os benefícios, é importante consumir com cautela. Além dos altos valores calóricos, o amendoim costuma ser servido torrado com bastante sal, componente que merece atenção.

Outro elemento essencial das festas juninas, a paçoca é basicamente a mistura entre amendoim e açúcar. Mas calma, com a fama que ganhou as versões se multiplicaram. É possível encontrar as receitas light, que proporciona sabor e saúde ao organismo. O mesmo serve para o pé de moleque, mas atenção: este leva um pouco mais de açúcar na composição.

PIpoca

A pipoca feita em casa, com aquele barulhinho de causar desejo desde a pipoqueira, é um alimento extremamente benéfico. Boa fonte de fibras e vitamina A, a pipoca não deve ganhar temperos industrializados ou gorduras. Os bolos de milho e fubá devem ser consumidos com bastante moderação, mas a melhor parte é saber que o ganho vai além das calorias. A farinha de milho, base de ambas receitas, é livre de glúten e rica em ferro.

Bebida típica da comemoração, o quentão possui boas propriedades, como o gengibre, que fortalece o sistema imunológico. Se possível, deve-se optar pela versão sem álcool, que diminui a oferta calórica.

Leia mais
Comente

Hot no Donna