Que tal uma cerveja de formiga? Veja 10 rótulos com ingredientes inusitados

Não, você não leu errado. É formiga mesmo. Cervejas artesanais com ingredientes inusitados são cada vez mais comuns entre os apreciadores da bebida. Tem de mel, mandioca, aveia, milho, até frutas como framboesa e cereja. Formiga, no entanto, ainda não tinha aparecido.

A experiência foi feita pelo pelos proprietários da loja de insumos para fabricação de cerveja caseira Lamas Bier, localizada em São Paulo, em conjunto com o proprietário do bar Empório Sagarana, Paulo Leite, e o médico e colunista da revista Playboy, Marcelo Cury. A receita que eles criaram leva figos, tucupi negro e, acredite, formigas saúvas. O tucupi negro é um caldo espesso estraído da mandioca brava, muito comum na culinária do Norte do país. As saúvas também estão presentes em pratos amazônicos, como ensopados.

Essa é a experiência com os insetos

Essa é a experiência com os insetos

O resultado dessa invencionice foi chamado de Saison Saúva, uma cerveja de estilo belga tradicional. Quem provou disse que a bebida ficou extremamente encorpada, muito cítrica, aromática e com graduação alcoólica alta. A inusitada ideia de usar as saúvas na composição da bebida veio de Paulo Leite, que, ao provar os insetos, percebeu seu gosto cítrico e viu a oportunidade de inovar.

Ficou com vontade de provar? Então faça em casa a sua própria cerveja de formigas, por que esta criação não chegará ao mercado, pelo menos por enquanto. Mas o pessoal da Lamas Bier tem o kit completo para a fabricação da bebida em casa – inclusive as formigas. Mais informações aqui.

Mais para quem adora cerveja
:: Cervejas escuras não devem utilizar corantes, mas apenas malte
:: Dicas do Mestre Cervejeiro para harmonização
:: Beber cerveja após a ioga vira tendência nos Estados Unidos

Para não deixar você na vontade de provar cervejas diferentes, fizemos uma lista com 10 produtos elaborados com ingredientes inusitados disponíveis no mercado. Prove!

Colorado Ithaca – Brasil

Contém rapadura queimada em sua composição e é envelhecida em barril de carvalho por um ano. É encorpada e amarga, com um adocicado no final, e tem teor alcólico de 10,5%

cerveja colorado ithaca

Tripel Karmeliet – Bélgica

Feita com aveia, cevada e trigo, esta bebida fermenta na própria garrafa, como os espumantes. É adocicada e muito perfumada e tem teor alcoólico de 8,4%.

cerveja Tripel Karmeliet

Colorado Cauim – Brasil

Feita com mandioca em sua fórmula, esta pilsen clara é leve e tem um suave amargor. Seu teor de álcool é de 4,5%.

cerveja Colorado Cauim

Coruja Labareda – Brasil

Esta lager elaborada com malte Vienna leva um toque de pimenta em sua composição, o que a deixa encorpada. Tem 6,7% de álcool.

cerveja Coruja Labareda

DaDo Bier Ilex – Brasil

Elaborada com Ilex paraguariensis, a nossa erva mate, tem coloração levemente esverdeada, baixa fermentação e alto teor alcoólico (7%).

cerveja DaDo Bier Ilex

Mac Queen’s Nessie – Áustria

Feita com malte de uísque, é levemente amarga, escura e tem sabor forte. Seu teor alcoólico é de 5%.

cerveja Mac Queen's Nessie

Amazon Beer Stout Açaí – Brasil

Com teor alcoólico de 7,2%, é escura e fiel ao estilo Dry Stout. É feita com malte torrado e extrato de açaí.

cerveja Amazon Beer Stout Açaí

Mongozo Coconut – Bélgica

Com coco em sua formulação, essa cerveja exótica tem coloração clara e sabor levemente amargo. Seu teor alcoólico é baixo, 3,5%.

cerveja Mongozo Coconut

3 Lobos Exterminador Trigo e Capim Limão – Brasil

Essa cerveja de trigo em estilo wheat tem um toque de capim limão na fórmula, o que a deixa refrescante e bastante cítrica. Tem 4,8% de álcool.

cerveja 3 Lobos Exterminador Trigo e Capim Limão

Rogue Voodoo Bacon – Estados Unidos

Cerveja do tipo Ale, além de bacon (isso mesmo, bacon), contém xarope maple, usado naquelas rosquinhas americanas. Essa esquisitice tem graduação alcoólica de 6,5%.

cerveja Rogue Voodoo Bacon

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna