Receita: aprenda a fazer quibe assado e recheado com carne e nozes

Há tempo eu queria preparar um quibe assado e só nessa semana saí em busca de ideias. Acabei encontrando essa receita do prato assado e recheado com carne e nozes. Buscava um resultado final bem próximo dos quitutes preparados no Oriente Médio, e foi no livro Larrousse Cozinhas do Mundo, que faz parte de uma coleção com receitas tradicionais de todos os continentes e seus países, que encontrei.

Quibe assado e recheado com carne e nozes 2 Baixa

Quibe assado e recheado com carne e nozes

Ingredientes

♦ 300g de trigo fino para quibe
♦ 300g de carne bovina moída
♦ 1 cebola média picada
♦ Sal e pimenta preta

Para o recheio

♦ 200 g de carne bovina moída
♦ 1 cebola média picada
♦ 100g de nozes picadas
♦ 50g de manteiga
♦ 100ml de água gelada
♦ 1 pitada de canela
♦ Pimenta preta
♦ Sal

Para finalizar

♦ 80g de manteiga

Modo de fazer

Coloque o trigo em uma peneira e lave. Acomode a peneira sobre uma panela, coloque na geladeira e deixe descansar e escorrer por pelo menos duas horas. Se possível, faça isso na véspera.

Mesmo que a carne esteja moída, precisamos obter uma pasta. Por isso, passe a carne no processador para triturar ainda mais. Coloque a carne em uma tigela, adicione a cebola, o trigo para quibe, sal e pimenta preta. Misture muito bem os ingredientes até que estejam completamente integrados. Em seguida, passe novamente essa mistura no processador acrescentando a água gelada até obter um pasta. No meu caso foi necessário dividir a massa em duas vezes, pois não caberia no processador. Reserve essa mistura.

Em uma frigideira coloque a manteiga e a cebola, doure até ficar transparente, acrescente as nozes, refogue rapidamente e adicione a carne e refogue bem por aproximadamente 10 minutos. Adicione o sal, a pimenta e a canela e misture bem.

Quibe assado e recheado com carne e nozes 6 Baixa

Preaqueça o forno a 180 C e unte um refratário de 30 cm x 20 cm com manteiga, espalhe uma camada da massa de carne usando menos de metade, essa camada deve ficar com aproximadamente 1 cm, espalhe o recheio de carne e nozes e cubra com o restante da massa.

Usando uma colher úmida ou a própria palma da mão umedecida, aperte a massa para que ela fique bem uniforme e lisa. Com delicadeza, passe a ponta de uma faca entre o refratário e o quibe. Em seguida, desenho losangos na superfície da massa.

Quibe assado e recheado com carne e nozes 3 Baixa

Pulverize um pouco de água gelada na superfície do quibe, espalhe os pequenos pedacinhos de manteiga e leve para assar por 30 minutos a 180C. (eu usei menos manteiga do que deveria, pois não tinha a quantidade necessária em casa)

Na metade do tempo de cozimento pulverize mais um pouco de água novamente. Sirva esse delicioso quibe assado e recheado com carne e nozes com iogurte grego ou coalhada.

Quibe assado e recheado com carne e nozes 7 Baixa

Leia mais
:: Receita simples e deliciosa: aprenda a fazer bolo de fubá de liquidificador
:: Receita deliciosa e fácil para o Dia dos Namorados: pudim de leite condensado no pote
:: Caramelo, banana, creme e merengue: aprenda a receita de um delicioso Chico Balanceado

Leia mais
Comente

Hot no Donna