Receita Fabiana Sasi

Foto: Alejandro Palácios
Foto: Alejandro Palácios

Confira a receita de cocada de abacaxi banhada em chocolate meio amargo:

Ingredientes

Para a cocada:

  • 500 g de coco fresco ralado grosso
  • 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 1/2 xícara (chá) de acacaxi cortado em cubos pequenos
  • 1 colher (café) de sumo de gengibre
  • 3 cabeças de cravo da índia
  • 3 grãos de zimbro
  • 1 pitada de flor de sal
  • Papel manteiga

Para a cobertura de chocolate:

  • 500 g de chocolate meio amargo picado

Modo de preparo

Cocada
Numa panela de fundo largo, misture completamente o açúcar com o abacaxi. Acrescente as especiarias e leve ao fogo. Coloque a panela em fogo médio até que o açúcar esteja completamente dissolvido e o abacaxi tenha soltado líquido suficiente pra formar uma calda. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a calda ficar em ponto de fio ralo, quando a calda adere levemente a colher (aproximadamente 100°C).

Adicione o coco ralado à panela com a calda e misture bem com uma colher de pau. O coco fresco vai soltar um pouco da umidade e dissolver a calda. Tenha paciência e mantenha o fogo médio para que o coco cozinhe uniformemente. Vá mexendo regularmente até que a mistura comece a desprender do fundo da panela, como se fosse um brigadeiro mais consistente. Acrescente a pitada de flor de sal. Quando a calda estiver secado por completo, desligue o fogo.

Com uma colher de sobremesa, distribua colheradas de cocada sobre a assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Deixe a cocada esfriar e endurecer.

Assim, a cocada já está uma delícia. Mas a coroação desta sobremesa vem com um banho de chocolate meio amargo. Retire as cocadas da assadeira e transfira para um prato.

Cobertura de chocolate
Numa tábua, pique o chocolate meio amargo com uma faca. Coloque o chocolate picado numa tigela de vidro refratária e leve-o para derreter em banho-maria ou no forno de microondas. O banho-maria deve ser feito com uma panela que encaixe o refratário.

Leve a panela com um pouco de água ao fogo médio. Não coloque muita água, pois o que fará o chocolate derreter no refratário não é o contato direto com a água quente, e sim o vapor d’água. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela refratária com chocolate sobre a panela. Assim que derreter, retire a tigela da panela com cuidado para não se queimar.

Agora é hora de temperar o chocolate para a cobertura ficar uniforme e brilhante. Coloque a tigela do chocolate dentro de uma assadeira com água fria e gelo. Mexa o chocolate com uma espátula até que se resfrie, tendo muito cuidado para não respingar água dentro do refratário. O chocolate estará na temperatura certa para banhar as cocadas quando estiver frio.

Faça o seguinte teste: passe um pouco de chocolate na boca como se fosse um gloss. A textura deve ser macia e a temperatura mais fria. Forre uma superfície lisa com uma folha de papel-alumínio. Com auxílio de um garfo, mergulhe as cocadas no chocolate derretido, retire o excesso de chocolate e coloque sobre o papel-alumínio para secar. Sirva as cocadas frias.

Dicas

  • Opte pelo coco ralado fresco, que mantém a umidade da fruta. Caso não queira fazer a função de quebrar o coco, descascar e ralar (dá certo trabalho, mesmo) é possível encontrá-lo congelado em alguns supermercados e bancas do Mercado Público;
  • Quanto mais maduro for o abacaxi, mais gostosa será a cocada, pois ele não estará muito ácido e terá mais líquido pra formação da calda inicial;
  • Para guardar a cocada, deixe esfriar bem e armazene em um recipiente com tampa ou pote hermético.
Leia mais
Comente

Hot no Donna