Receitas em Série: youtuber de Porto Alegre estreia programa na TV ensinando pratos do universo pop

Isadora Becker | Fotos: Ricardo Barcellos, divulgação
Isadora Becker | Fotos: Ricardo Barcellos, divulgação

Não só o Homem-Aranha pode saborear o bolo de carne da Tia May. Também não precisa ser médico para provar os cupcakes que Izzie (Katherine Heigl) preparava nas primeiras temporadas de Grey’s Anatomy. Essas e outras delícias da ficção serão o prato principal de Receitas em Série, atração da Sony estrelada por Isadora Becker. Desde 2011, a gaúcha conquista fãs com a cozinha descomplicada do Gastronomismo, seu canal no YouTube, e agora leva suas criações inspiradas no cinema e na TV para o programa que estreia nesta terça, às 18h30min. A aposta segue em preparos rápidos, mas com resultado de encher os olhos:

– Não precisa passar horas na cozinha para fazer uma comida gostosa e sofisticada – conta a apresentadora.

Parceria da Sony com a Intro Pictures, Receitas em Série terá 13 episódios de meia hora, todos gravados em Porto Alegre. Às vésperas da estreia, Isadora bateu um papo com a gente.

ENTREVISTA

Desde o Gastronomismo, incluindo seu livro, Doces de Cinema, você costuma criar algumas de suas receitas a partir da ficção. Como é essa relação?
Fui criada em um ambiente de muitos livros, filmes e música. Aos poucos, fui me dando conta de que seria interessante juntar tudo isso em um lugar só. Comecei, já no início, a fazer temporadas temáticas inspiradas em literatura, arte e filmes. E isso fez muito sucesso, porque trouxe para a mesa das pessoas todos aqueles pratos pelos quais elas já babaram em frente à tela do cinema ou da televisão. Eu me divirto mais ainda fazendo pesquisa, assistindo a muitos filmes e, o melhor, me fantasiando dos personagens.

1 (5)

Como você definiu as receitas de cinema e TV para o novo programa?
Como o programa é para a televisão, me ative a obras mais icônicas, até para me apresentar para esse público. Mas isso não quer dizer que eu não seja fã. Me transformar em personagens que sempre achei incríveis foi uma experiência maravilhosa! Na pré-produção, passei muito tempo assistindo aos filmes e séries, anotando tudo o que pudesse ser útil. Nisso também precisei fazer uma boa filtragem, pois não podia fazer receitas muito complicadas (são três por episódio!). Estou louca para saber o que as pessoas vão achar.

Como foi gravar o programa em Porto Alegre?
A decisão da Intro Pictures e do canal Sony de me darem a oportunidade de gravar na minha cidade amada foi um grande presente. Alugamos uma locação na Ilha dos Marinheiros, na beira do Guaíba: todos os dias, aquela paisagem deixava todo o set muito tranquilo e gostoso. Além de poder continuar morando em casa durante esse tempo, pude trabalhar com muitos amigos e fazer muitos outros. A equipe toda também foi essencial para que eu me apaixonasse por um set tão agitado. Sou acostumada a gravar em casa com duas pessoas e, embora eu achasse que gravar com mais de 15 fosse um absurdo, nunca me senti tão confiante e confortável. Gravar em Porto Alegre me deixou ter toda essa rede de apoio maravilhosa por perto.

1 (4)

Quem acompanha o canal Gastronomismo sabe que sua cozinha é sem frescura. Que tipo de receita os fãs nunca vão vê-la fazer?
Embora eu goste muito de ensinar as técnicas básicas de cozinha, para que os seguidores possam aprender o básico para criarem as suas próprias receitas, só vou ensinar a fazer técnicas muito complexas e demoradas, como massa folhada, se houver muitos pedidos. Até porque hoje existem ótimas opções prontas.

Quais são as dúvidas mais comuns que você recebe?
Em geral, são em relação à substituição de ingredientes, como se uma torta de mirtilos pode ser feita com morangos ou bananas. Às vezes, são substituições um pouco sem sentido, como substituir as peras em uma receita de peras ao vinho por banana, mas eu sempre digo: “Testa e me diz como ficou”. Vai que dá certo…

1 (2)

Conheça algumas das receitas

Poderoso Chefão
Salada de Antipasto
Bolonhesa de linguiça (pode ser escolhido o tipo de macarrão)
Cannoli

Tartarugas Ninja (1990)
Massa de pizza – 3 tipos de “recheio”
Pepperoni e picles
Anchovas e cebola
Chocolate

Seinfeld
Sopa de siri (referente ao episódio 6 da sétima temporada, “The Soup”, onde os clientes precisam se portar da maneira certa para serem servidos em um restaurante de sopas pelo “Soup Nazi”)
Frango empanado com cereal (referente ao oitavo episódio da oitava temporada, “The Chicken Roaster”, no qual um restaurante de frango de Kenny Rogers não deixa Kramer dormir com seu letreiro de neon – mesmo assim, ele fica viciado na comida)
Cookies preto-e-brancos (aparecem no episódio 13 da quinta temporada, “The Dinner Party”. Jerry come um e discorre sobre relações humanas enquanto ele e Elaine esperam em uma fila para substituir um bolo no qual encontraram um cabelo. Considerado um doce típico de Nova York)

Caça-Fantasmas (1984)
Bolinho “Twinkie”
Salgado com recheio de maionese com atum ou cream cheese e cebolinha verde

Once Upon a Time
Chocolate quente com canela – Quando Emma Swan decide ficar em Storybrooke no segundo episódio da primeira temporada, “The Thing You Love the Most”, ela se encontra com Mary Margaret, que a serve um chocolate quente com canela, antes de Emma saber que ela é, na verdade, sua mãe: Branca de Neve.

Grey’s Anatomy
Barra de cereal salgada – Cereais aparecem em Grey’s Anatomy com frequência.

Homem Aranha
Bolo de carne da Tia May
Robalo assado
Teias de aranha de açúcar

Leia também
:: 15 dicas de presentes para quem curte gastronomia
:: Momento “Chef’s Table”: 6 restaurantes para aproveitar o melhor da gastronomia mundial

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna