Sabe qual o segredo da dieta mediterrânea? Azeite de oliva e salada com folhas verdes!

Inspirada pela culinária tradicional de países como Grécia, Itália e Espanha, a dieta mediterrânea sempre esteve associada à boa saúde, com a inclusão de vegetais, frutas frescas, cereais integrais, azeite de oliva e nozes, além de frango e peixe. Porém, ainda não estava bem claro para os cientistas o que tornava o conjunto desta dieta tão saudável. Agora, eles parecem ter encontrado a fórmula mágica ao sugerir que a combinação de azeite de oliva e salada com folhas verdes explica a razão saudável da culinária mediterrânea.

No estudo, os especialistas utilizaram camundongos geneticamente manipulados para analisar o impacto dos ácidos graxos no organismo. Perceberam que a substância ajudou a baixar a pressão arterial dos roedores ao bloquear uma enzima chamada hidrólise de epóxidos.

– Humanos têm a mesma enzima, então achamos que o mesmo acontece com as pessoas – disse Philip Eaton, do King’s College London, referindo-se à crença de que a fusão de ingredientes da dieta resulta na produção de ácidos graxos.

Ainda segundo ele, isto explica por que a dieta mediterrânea faz bem à saúde, apesar de ter gordura.

– A gordura, quando misturada a nitratos e nitritos, forma uma reação química que resulta em ácidos graxos. É o mecanismo de proteção da natureza. Se apostarmos nisso, poderíamos fabricar novos medicamentos para tratar pressão alta e prevenir doenças cardíacas – vislumbra.

O próximo passo é realizar testes com seres humanos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna