A dieta do verão: confira o que consumir e o que evitar à beira-mar

Foto: Felipe Carneiro

Na praia, não dê folga para os cuidados com a alimentação. Uma boa dica é carregar dentro da bolsa, para saborear escutando o barulho das ondas, barras de cereais, frutas secas e castanhas.

Não abuse de frituras e bebidas alcoólicas, principalmente se não estiver acostumado. A chance de ter uma gastroenterite e precisar de atendimento hospitalar é grande. Confira as dicas a seguir e curta a beira-mar com mais saúde e disposição:

PARA COMER

::: Crepe
Alimento calórico e rico em gordura. Deve ser consumido com moderação, apenas uma vez por semana – como substituto do jantar, por exemplo.
Calorias: 450

::: Queijo coalho
Pode ser uma opção de lanche da tarde. O ideal é que ele seja adquirido em quiosques com condições de higiene.
Calorias: 180

::: Picolés
Prefira os picolés de frutas aos cremosos ou sorvetes. São mais leves, engordam menos e são mais nutritivos.
Calorias: 40

::: Milho verde
Opção para lanche na beira da praia. Resista ao impulso de colocar manteiga e se contente com pitadas de sal.
Calorias: 110 calorias

::: Sanduíche natural
Se não quiser trocar a areia por um almoço em família, opte por um sanduíche natural vendido na beira da praia. Sem maionese.
Calorias: 280

PARA BEBER

::: Água
Se você não adquiriu hábitos saudáveis de alimentação, pelo menos dê uma chance à água. Não abra mão de tomar dois litros por dia.

::: Suco ou água de coco
Ótimas opções para se hidratar. Os sucos são calóricos, mas saudáveis. Os de cor alaranjada potencializam o bronzeado.
Calorias: 40 (200 ml de água de coco) e 130 (200 ml de suco)

::: Cerveja
Deve ser balanceada com água. A regra é um copo de cerveja para um de água. O álcool inibe a produção de vasopressina. Com essa substância descontrolada, a pessoa urina mais, o que pode causar desidratação.

(Fonte: Júlia Dubin Melnick, nutricionista)

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