Donna - ir para home

A febre da cozinha espanhola em Porto Alegre

Os sabores da Espanha estão cada vez mais em alta na Capital

Polvo está em um dos muitos pratos típicos
Polvo está em um dos muitos pratos típicos Foto: Fernando Gomes

Um restaurante aqui, um bar de tapas ali e, de repente, a Capital se viu cercada de uma tendência deliciosa. Estilosos endereços que oferecem maravilhas da alta gastronomia da Espanha espalharam-se pela cidade – e o resultado é a opção de viajar em um cardápio de sabores típicos sem precisar de longos deslocamentos. Donna convidou o trio de especialistas dos Destemperados para visitar cada um desses lugares, traçar um perfil dos estabelecimentos e o mais importante de tudo: apontar a melhor pedida em cada um deles.

MAIS: veja vídeo com receita e mapa dos restaurantes na Capital

________________________

XAVIER 260

Se a ideia é provar o lado mais elaborado e sofisticado da culinária espanhola, o Xavier é o lugar perfeito. Com um ambiente mais intimista, a casa oferece um menu degustação que muda a cada semana. Prepare-se para provar delícias como bacalhau com alho e suave óleo de goiabada, purê de grão-de-bico e ninho crocante de couve-manteiga.

O que a gente mais gosta no Xavier 260: os rótulos espanhóis na carta de vinhos casam muito bem com a proposta dos pratos.

RAMBLA

Situado numa charmosa casa na esquina da Félix da Cunha com a Marquês do Herval, o Rambla é a mais nova atração espanhola da cidade. A casa tem diversos ambientes que permitem diferentes tipos de experiências. No subsolo, uma cave permite um happy mais reservado. Se preferir agito, o bar ao lado da escada garante a festa.

O que a gente mais gosta no Rambla: as croquetas de jamón serrano valem o investimento. E para adoçar a vida, o imperdível brigadeiro de doce de leite com amêndoas.

LOLA

O Lola apostou no crescimento do Bairro Rio Branco e se instalou em uma casa queridinha na rua Castro Alves. O lugar é descolado da decoração ao staff e conquistou um público cativo para os happy hours. O conceito pet friendly permite ainda curtir um fim de tarde na companhia do seu dog.

O que a gente mais gosta no Lola: a sangria da casa é sensacional. Vale pedir uma jarra e compartilhar com a galera. Para comer, vá sem medo nas tábuas que trazem diferentes tipos de tapas e montaditos que sempre agradam uma mesa cheia.

EL BASCO LOCO

El Basco Loco despontou como um dos primeiros bares de tapas da cidade. Com um ambiente despojado e agitado, a casa é um dos pontos mais movimentados do Bom Fim. Para quem quer “ir de tapas” os montaditos com jamón são uma boa opção.

O que a gente mais gosta no El Basco Loco: se a ideia é algo mais requintado, ganha força o pulpo a la plancha, um polvo grelhado que faz bem para os olhos e o paladar.

PETIT DALÍ

Também novo na cidade, o Petit Dalí traz um conceito de tapas vegetarianas e veganas que chama a atenção do público mais “saúde”. Também situado no Bom Fim, o bar mescla arte, comida e diversão num clima bem interessante.

O que a gente mais gosta no Petit Dalí: as bolitas recheadas com queijo mascarpone, uvas-passas e nozes envoltas por folhas de couve são um charme e agradam os paladares mais distintos.

TABLADO ANDALUZ

O Tablado Andaluz começou como uma escola de flamenco e logo apostou nos diferentes tipos de paellas como forma de atrair um público que busca boa gastronomia e pitadas culturais.

O que a gente mais gosta no Tablado Andaluz: Nos finais de semana, shows de flamenco embalam os jantares e deixam o clima mais animado.

“O destaque da casa é a paella marinera, que traz delícias como camarões, lulas, mexilhões, pimentões e ervilhas.”

:: MAIS: veja receita e mapa dos restaurantes na Capital

__________________________

*QUEM SÃO ELES

Destemperados é a maior rede de caçadores de experiências gastronômicas do Brasil, capitaneado pelo trio Diogo Carvalho, Lela Zaniol e Diego Fabris. Há seis anos, insatisfeitos com a qualidade do conteúdo que buscavam sobre gastronomia, resolveram mapear e compartilhar suas experiências por bares e restaurantes de todo o mundo.

www.destemperados.com.br

Metal esteve nas mãos das modelos da Tufi Duek e nos pés da

Confira receita espanhola e mapa de restaurantes típicos em Porto Alegre

Matéria anterior
14823309

O oceano e uma conchinha

Próxima Matéria