A ioga é pop

Instrutor de Madonna e Sting, o canadense Danny Paradise revela os benefícios da ioga

Instrutor de Madonna e Sting, o canadense Danny Paradise revela os benefícios da ioga
Instrutor de Madonna e Sting, o canadense Danny Paradise revela os benefícios da ioga Foto: Edouard Fraipont, Folha Imagem

Para efeitos práticos vamos chamar o exercício de ioga do jeito que aparece no dicionário, apesar de alguns mestres brigarem pelo “y” no começo da palavra. “Ioga é uma simples educação física, dessas de colégio, enquanto yoga é uma arte milenar surgida na Índia”, definem alguns livros do assunto.

Com “i” ou “y”, a prática pode doer um bocado, principalmente se os únicos exercícios da vida do praticante de primeira viagem forem as caminhadas matinais com o cachorro. Mas ficar de cabeça para baixo e transformar tronco e membros num elástico têm o propósito único de unir corpo e mente em um trabalho intenso de respiração e exercícios fortes.

Em 10 minutos de uma aula experimental, quem nunca cogitou a possibilidade de levar o pé até a cabeça já sente os efeitos da nova experiência. Quem garante é o iogue canadense Danny Paradise, que esteve no Brasil ministrando um workshop e ensinou a alguns curiosos o mesmo treinamento que passou a estrelas como Sting e Madonna.

Durante oito meses do ano, ele roda o mundo pregando o que chama de “assumir a autonomia e a responsabilidade por todas as coisas que criamos em nossa vida”. De calças largas, camiseta cortada e faixa na cabeça, estilo Karatê Kid, que prende os cabelos desgrenhados, Danny é a simplicidade em pessoa. Conheceu Sting por meio de um guitarrista amigo seu, em 1983. O ex-Police ficou encantado quando viu que conseguia colocar o pé atrás das costas. Logo contratou Danny para ser seu mestre particular e ministrar-lhe aulas em seu apartamento em Nova York. Sting passou a alardear os benefícios da prática – e logo foi ouvido por Madonna, que recorreu a Danny para ser apresentada à modalidade Ashtanga Yoga.

Antes de desembarcar no Brasil, Danny Paradise esteve na Califórnia e no Havaí, onde mora há mais de 30 anos e aprendeu tudo o que sabe sobre a Ashtanga, forma em que os praticantes se movem ritmicamente por meio de uma série de posturas.

Agora, olhe bem para a foto acima. Quantos anos você daria a ele? Danny Paradise – “o Paradise vem do paraíso que é a nossa experiência de vida” – tem 56 anos, a flexibilidade de um recém-nascido e a energia de uma criança de dois anos. Ponto a ponto, ele dá dicas para os iniciantes e fala dos alunos superfamosos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna