A moda que tem conteúdo

Os bastidores do editorial do Donna Fashion Iguatemi

Foto: Carol Heinen e Thiago Peraça

Moda e história se confundem. Ao longo das décadas, fatos sempre geraram discursos traduzidos em elementos do vestuário. O trench-coat, por exemplo: hoje, sabe-se que é uma das peças mais elegantes do guarda-roupa unissex e tornou-se carro-chefe da britânica Burberry. Mas há muitas, muitas outras informações sobre o nascimento deste clássico criado especialmente para soldados ingleses se protegerem do sol, do vento e da chuva nas trincheiras da Primeira Guerra.

Foi com o firme propósito de mostrar que a moda está intrinsecamente ligada a importantes fatos históricos e que ao vestirmos uma jaqueta de couro ou calçarmos confortáveis coturnos podemos representar ainda que involuntariamente a cultura de toda uma geração que o tema Entenda a Moda, Entenda o Mundo foi o escolhido para celebrar a 15ª edição do Donna Fashion Iguatemi.

Novidades são diversas e poderão ser conferidas a partir da próxima quarta-feira, 28. Até o domingo, 1º de abril, o DFI apresentará, na passarela principal, as propostas de 21 grifes para o outono-inverno 2012. Transformações físicas estão evidentes. Pela primeira vez, o credenciamento e a entrada dos convidados do evento será realizada pelo 5º andar, através das rampas e elevadores do estacionamento coberto e também pelo terceiro andar do shopping.A passarela mudou de lugar, o lounge está mais amplo. A ideia é fazer do evento não só um acontecimento de moda dentro da sala de desfiles, mas um local de convívio para quem curte os prazeres do encontro.

Marcelo Jacobi assina o cardápio do bistrô que, entre muitas opções de bebidas e de pratos quentes e frios, presta homenagem ao DFI – com o Donnaccino, cappuccino aromatizado com avelã, e o Donna Fashion On Ice, preparado com café espresso, leite gelado, essência de avelã e gelo. Nos backstage, a expertise da equipe de Hugo Beauty responde por toda a produção de cabelos e maquiagens das modelos.

Em sintonia com a campanha Entenda a Moda, Entenda o Mundo, a cenografia criada pela BG Arquitetura apresenta um ambiente industrial fabril, com referências aos espaços industriais do pós-guerra. Caixas dão acesso à sala de desfiles, que utiliza painéis de OSB natural até no piso da passarela. Verde militar, lona estonada, chapas galvanizadas e iluminação pontual dão ares de fábrica, mas detalhes no mobiliário não cedem à rusticidade. Tecidos e painéis foram desenhados com exclusividade, assim como os sofás e pufes do lounge, arrematados com cintos e tramados com ilhoses.

Na passarela secundária, armada do lado de fora da sala de desfiles, estudantes apresentarão seus trabalhos dentro do concurso Next Generation. Mais: em prosseguimento ao Projeto Entremeios, inaugurado na edição passada, oito designers do Sul mostrarão por que foram selecionados entre dezenas de candidatos para exibir suas coleções no DFI. O editorial de moda que ilustra esta matéria especial interage com frases ilustres de Coco Chanel. No vídeo abaixo assista os bastidores da sessão de fotos.

O Donna Fashion Iguatemi é uma realização de Zero Hora e do Shopping Iguatemi com patrocínio de Avon.

:: Veja o site do Donna Fashion Iguatemi e fique por dentro de todas as novidades

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