A onda dos acessórios ecologicamente corretos

Reaproveitamento de materiais dá um toque especial às peças

A mistura de colares e pulseiras de materiais e cores diferentes cria um visual moderno. A blusa listrada criou uma combinação bem divertida e inovadora
A mistura de colares e pulseiras de materiais e cores diferentes cria um visual moderno. A blusa listrada criou uma combinação bem divertida e inovadora Foto: Reprodução DC

A busca por soluções que agridam menos o meio ambiente aparecem em todos os lugares: no supermercado, na escola, na empresa e até dentro do guarda-roupa. O mais recente desafio do mercado de moda é oferecer peças fashion e ecologicamente corretas – de preferência feitas com matéria-prima sustentável, ou que tenham consumido o mínimo de recursos da natureza.

O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta. E os empreendedores que conseguem oferecer este tipo de produto saem na frente. Em Joinville, existem bons exemplos de artesãos que apostaram na confecção de biojoias (bijuterias feitas com materiais recicláveis e naturais e que, quando ficam prontas, têm praticamente o valor de uma joia, não apenas pela beleza, mas também pelos materiais utilizados).

O casal de artesãos Sérgio Bahiense de Mello e Deborah Reimer desenvolve peças de bijuterias modernas feitas com retalhos de inox doados pela Franke, uma fábrica de cubas, coifas e outros acessórios de cozinha. Eles têm uma vasta experiência com bijuterias. Mas faz apenas quatro anos que resolveram inovar. Ao visitar um ferro-velho em busca de matéria-prima, encontraram retalhos de inox da Franke. Perceberam que aqueles restos eram interessantes. Não demorou muito para que o casal firmasse uma parceria com a empresa. Hoje, a Franke também reconhece o quanto as joias sustentáveis são belas e apoia a iniciativa do casal joinvilense.

– O inox é um material que chama bastante a atenção por causa do seu brilho. Ele também é conhecido como um metal nobre – explica Deborah.

O que antes ia direto para o aterro industrial, agora vira acessório fashion. Já a família Fusinato faz bijuterias com materiais naturais. Os fios de seda utilizados são tingidos artesanalmente com corantes naturais como casca de cebola, mate, café, pinhão, eucalipto, tanino e tantos outros. As cores que não podem ser obtidas com esses corantes foram desenvolvidas pela própria família, com produtos diferenciados e menos agressivos ao meio ambiente.

O produto deu tão certo que ganhou até grife: as peças criadas e montadas pela família levam o nome de Gaia. Segundo a mitologia grega, Gaia é a deusa da terra, que dá à luz filhos e depois os devora. E essa é a intenção das peças.

A causa da sustentabilidade na moda está ganhando cada vez mais destaque no Brasil, em eventos como a São Paulo Fashion Week. Nas últimas coleções, as marcas que vão ditar a moda do inverno 2009 apresentaram diferentes peças e acessórios dentro deste conceito.

Valorize o look com acessórios

Os acessórios têm o poder de salvar uma produção ou de provocar verdadeiros desastres quando combinados de forma inadequada.

– Bijuterias devem ser usadas com bom senso, levando em conta o tipo físico, estilo e os lugares que a pessoa pretende circular – alerta a consultora de moda Katia Fortuna.

– Os acessórios devem estar no mesmo grau de formalidade do traje e do ambiente.

A primeira coisa a fazer é respeitar as proporções do seu corpo. Se o pescoço é curto, evite as gargantilhas que vão chamar atenção para uma região que deve ser camuflada. Se os seios são fartos, então não crie mais volume nesta área.

O charme do visual

As pulseiras são ótimos recursos para modernizar o look, mas se você tem braços curtos ou quadris avantajados é melhor passar longe delas. Quando o assunto são as biojoias, o cuidado deve ser redobrado. Não dá para misturá-las com pulseiras de strass, por exemplo. A dica é fugir do óbvio. Mas cuide para que as peças estejam em harmonia umas com as outras.

Os acessórios sempre criam foco de atenção no local onde estão, portanto, tire proveito e use-os nas regiões que precisam ser valorizadas. Um colo bonito combina com colares. Belas mãos pedem anéis marcantes. Olhos expressivos devem ser valorizados com brincos.

– Acessórios devem ser usados para complementar o traje.

Produção e estilo: Katia Fortuna
Modelos: Karoline Brusque e Hanna Pereira (DF Model)
Lojas que participaram do editorial: Aimée, Lalu, Yacamim e Resedá

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna