Água é fundamental para a beleza dos cabelos

Veja as dicas do hairstylist Marcos Vianna

O fortalecimento dos fios é o principal aliado contra os danos provocados pelo sol, vento, cloro e a água do mar
O fortalecimento dos fios é o principal aliado contra os danos provocados pelo sol, vento, cloro e a água do mar Foto: Natura, Divulgação

? Nada mais econômico para um cabelo bonito do que a água pura ? afirma o cabeleireiro Marcos Vianna, do Studio Marcos Vianna, em São Paulo.

O hairstylist ressalta que tem notado o pouco consumo de água principalmente por mulheres, e que isso se reflete na opacidade e falta de vitalidade de cabelos e mesmo na pele.

? É até fácil perceber isso já que a falta de água prejudica quase de imediato os dois elementos de revestimento do ser humano, que são o cabelo e a pele. Quando a pessoa está pouco hidratada o primeiro aviso vem nesta capa externa, perdendo o viço e brilho ? alerta o profissional.

Mas isso também se aplica a quem tem cuidados regulares na lavagem, condicionamento e hidratação regular dos fios? Para Marcos, o que é feito externamente vai reagir com as condições internas do organismo, numa sinergia que traz o resultado de beleza e vitalidade.

? A importância da água no organismo é conhecida mas pouco internalizada, tanto que muitas pessoas confundem a sensação de sede com a fome, pois o estímulo é semelhante. Isso se soma a um hábito da infância de tomar pouca água para não precisar ir ao banheiro que acabam condicionando a pessoa a consumir o mínimo ou até menos do que isso ? afirma.

? Muitas vezes noto que o cabelo e a pele estão envelhecidos e pergunto sobre a frequência de ida ao banheiro, o que parece estranho já que as pessoas não associam uma coisa com a outra. Quando a digestão e a eliminação de urina estão equilibrados pele e cabelo revelam com brilho e elasticidade.

Quando há desequilíbrio – intestino preguiçoso ou retenção de líquido – ambos pele e cabelo são os primeiros sacrificados. 

Por experiência pessoal ele ressalta que o consumo de líquido deve ser prefencialmente de água, ficando sucos e outros líquidos como elementos á parte.

? A própria pesquisa médica aponta que o organismo precisa de água mesmo, pura e cristalina, sem ser em forma de suco ou refrigerante, sendo que este último acaba gerando retenção e a pele mostra claramente o desequilíbrio ? afirma.

O cuidado com cabelos e pele, na opinião do hairstylist, vem de dentro para fora, começando por uma estima sempre bem trabalhada, que estimula cuidados disciplinados no dia a dia da higiene e beleza, que são capazes de proporcionar bem estar pessoal e para todos que convivem no ambiente social.

? Uma pessoa de bem consigo mesma, consciente de sua saúde, nutrição tanto física quanto emocional, com hábitos de beleza regulares e bom astral só pode ficar linda, maravilhosa. Beber água em quantidade suficiente é o primeiro passo ? finaliza Marcos Vianna.

Leia mais
Comente

Hot no Donna