Água usada para fabricar cosmético pode melhorar em até 50% o desempenho do produto

Líquido interfere na ação dos ativos funcionais presentes na formulação

Produtos feitos com águas termais chegaram ao mercado brasileiro como opção rica em saúde para a pele
Produtos feitos com águas termais chegaram ao mercado brasileiro como opção rica em saúde para a pele Foto: Stock Photos

Você já parou para pensar no tipo de água que foi colocado em seu creme para as mãos ou no condicionador? Provavelmente não. Mas o que parece apenas um detalhe de formulação na verdade pode esconder o grande segredo da eficácia do produto. Na indústria cosmética, são usados diversos tipos de água que, dependendo do composto nutritivo aplicado no preparo, potencializam em até 50% a ação de cremes e xampus sobre pele e cabelo.

O professor de cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, José Paschoal Rossetti Filho, afirma que a qualidade da água e de outras bases cosmetológicas são, em muitos casos, até mais importantes do que os ativos.

– Tanto nos produtos de uso profissional quanto naqueles que levamos para casa, é relevante saber a origem e a qualidade das bases e da água – explica o especialista.

Segundo ele, os cosméticos com maior concentração de água, mais leves para a pele e de melhor absorção, são opções mais eficazes. Em determinados produtos, a quantidade de água presente pode chegar a 90% de sua composição total.

– Esse produto permitirá melhor ação dos ativos funcionais presentes na formulação e maior eficácia do cosmético – indica.

A pureza da água também é fator indispensável para a qualidade. Geysa Belém, farmacêutica especialista em cosmetologia orgânica, afirma que é imprescindível que a qualidade da água usada na produção de produtos de beleza seja testada diariamente.

– É extremamente importante que as empresas realizem controle interno e análises periódicas para garantir a pureza do recurso mineral – justifica Geysa.

José Paschoal ainda explica que a água deve ser totalmente sem eletrodos e não iônica, ou seja, com pH neutro e sem resíduos.

– Se a água tiver grande quantidade de elementos químicos e minerais, possivelmente deve haver interferência no pH do cosmético e, em consequência, na ação do produto – diz o profissional.

Propriedades líquidas

O consumidor tem à disposição cosméticos com ativos orgânicos aplicados à água que prometem hidratação natural e eficaz, como as águas termais. Saiba mais sobre essa e outras opções disponíveis nos cosméticos brasileiros

Água destilada

Origem: obtida a partir da condensação do vapor da água em ebulição.

Ação na pele: elimina micro-organismos e substâncias químicas, além de ter pH neutro.

Água de osmose reversa

Origem: obtida por meio de filtração por diferença de pressão osmótica através de membrana semipermeável.

Ação na pele: elimina micro-organismos e substâncias químicas.
A remoção de íons presentes na água promove melhora da qualidade do produto aplicado sobre a pele.

Água termal

Origem: é uma água mineral, com até 2.000mg de sais minerais provenientes do solo. É possível combinar nas águas termais extratos vegetais ricos em vitaminas e minerais, como, por exemplo, o cupuaçu, que garante mais de 150mg/l de proteínas, 255mg/l de vitamina C, 0,14mg/l de vitamina B6, além de minerais como potássio e silício, importantes na produção de colágeno ? que garante ação antioxidante ao cosmético.

Ação na pele: Tem ação calmante, anti-inflamatória, suavizante, cicatrizante e hidratante. Além disso, a água termal renova as células, devido ao gás sulfídrico, e é rica em nutrientes.

Fonte: José Paschoal  Rossetti Filho, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética

Bazar

Os produtos feitos com águas termais chegaram ao mercado brasileiro como opção rica em saúde para a pele. Entre eles, cremes líquidos hidratantes, filtros solares, tônicos faciais de limpeza, gel e leite pós-maquiagem e a própria água termal pura, disponível em frascos de spray e indicada para refrescar e hidratar.

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