Ainda dá tempo de se preparar para o verão adquirindo hábitos saudáveis

Reeducação alimentar e exercícios de intensidade gradual dão bons resultados

Maioria das pessoas buscam opções arriscadas para emagrecer e ficar com o corpo malhado em pouco tempo
Maioria das pessoas buscam opções arriscadas para emagrecer e ficar com o corpo malhado em pouco tempo Foto: RICARDO DUARTE

Quem está começando agora a se preparar para a estação mais quente do ano pode não conseguir chegar a 100% dos seus objetivos, mas certamente pode adquirir hábitos que vão mudar o corpo e a saúde de uma forma duradoura. Dietas da moda e exercícios pesados para recuperar o tempo perdido são as opções mais ineficazes nessa hora, segundo especialistas.

Uma dieta que prive uma série de nutrientes essenciais ao organismo pode ser tão prejudicial à saúde quanto como começar a prática de um exercício sem procurar auxílio profissional. E é isso que a maioria das pessoas fazem com a chegada do verão.

Para a nutricionista Aline Moscoso, optar por uma reeducação alimentar, que vai durar para o resto da vida, é muito mais saudável.

? Montar uma dieta depende de uma avaliação de cada paciente, pois cada um tem necessidades nutricionais diferentes de acordo com o peso, a altura, a idade, a atividade física que pratica, entre outras particularidades. Essas dietas que vemos em revistas ou na internet, não são individualizadas, por isso são tão perigosas ? alerta Aline, lembrando que a maioria das pessoas que recorrem a essa opção são adolescentes, que precisam de ainda mais vitaminas e minerais devido à fase de crescimento.

A nutricionista garante que a mudança saudável dos hábitos alimentares pode, sim, dar resultado em pouco tempo.

? Se ela começar uma reeeducação alimentar agora ainda dá tempo de melhorar a forma física para o verão. Mas é sempre bom aliar com os exercícios físicos.

É possível alcançar perdas de até três ou quatro quilos em poucos meses dependendo do tipo físico da pessoa e o quanto ela vai se comprometer com a reeducação. Da mesma forma, malhar ou aderir a um tipo de aeróbica de forma adequada, também pode surtir resultados.

Segundo o professor de educação física e personal trainner Flávio Neves, tratar a atividade física como um fator de saúde para o ano inteiro evita essa corrida de última hora e cria um hábito duradouro, sem que a prática se torne uma obrigação.

Mesmo assim, quem começar a malhar poucos meses antes do verão pode ter resultados satisfatórios:

? Ela pode não conseguir todos os objetivos, mas vai conseguir chegar com um corpo bem melhor. Na primeira semana já é possível perceber diferenças. Em dois meses, ela já pode ter bons resultados.

O professor alerta que começar os exercícios com alta intensidade pode causar lesões e não é necessário. Segundo ele, o corpo e a musculatura se adaptam e respondem muito rápido ao aumento gradual do esforço, que não causa riscos à saúde. Focar nos objetivos finais também é muito importante para quem busca resultados a curto prazo.

Escolha o seu exercício físico a partir dos seus objetivos

:: Perda de peso:

Os exercícios aeróbicos são os mais recomendáveis para quem quer perder peso. Caminhada, corrida, ciclismo e as ginásticas proporcionam uma grande queima de calorias. Porém, a perda de peso pode resultar em flacidez mais à frente, portanto, recomenda-se aliar as atividades aeróbicas à musculação.

Mas o professor alerta: perda de peso não se mede somente com a balança. Só uma avaliação física profissional pode indicar quanto de gordura o corpo perdeu e quanto de massa muscular ele ganhou.

:: Tonificar e definir o corpo:

A musculação é a melhor opção para quem quer o corpo definido.

Veja um ranking dos exercícios mais procurados no fim do ano e seus efeitos:

Musculação

:: É a modalidade mais procurada. Costuma proporcionar aumento da força e da massa muscular, diminuição do peso e do percentual de gordura corporal, melhora da performance esportiva e do condicionamento físico e aumento da resistência muscular. Qualquer um pode praticar, com autorização médica.

Spinning

:: Com cada vez mais adesões, as aulas coletivas de pedal aprimoram a resistência cardiovascular e respiratória e são eficazes na perda de peso. A atividade, que conta com treinos que alternam intensidades moderada e alta, exige a participação dos músculos dos membros inferiores, do tronco e dos membros superiores. As aulas, que queimam, em média, de 600 a 800 calorias, geralmente têm 45 minutos.

Exercícios ergométricos

:: Na esteira: queima-se cerca de 500 calorias por hora, quando a prática é frequente. Mas ela não favorece pessoas lesionadas na coluna ou nos membros inferiores.

:: Na bicicleta: são cerca de 400 calorias perdidas por hora e a atividade é indicada para obesos, sedentários, gestantes e lesionados.

Ginástica localizada

:: Envolve grupos musculares distintos e trabalha as capacidades anaeróbica e aeróbica, além de melhorar flexibilidade e condicionamento físico. Acaba com flacidez dos lugares que mais preocupam as mulheres, como bumbum, pernas e abdômen. Cerca de 400 calorias são queimadas por aula, que é feita pelo menos três vezes por semana.

Natação

:: Esporte que trabalha todos os grupos musculares, ajuda na redução da gordura corporal e na recuperação de lesões, o que varia de acordo com cada caso. O exercício, que deve ser contínuo para que os resultados apareçam, queima, em média, 600 calorias por hora.

Fonte: Diário de Santa Maria

Dicas da nutricionista Aline Moscoso para começar uma reeducação alimentar

:: Reduzir o consumo de alimentos industrializados

:: Tomar bastante água

:: Evitar excesso de açúcar e gordura, como doces e frituras

:: Evitar bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos

:: Fracionar as refeições

:: Dar preferência às saladas, frutas e verduras da estação

:: Evitar alimentos refinados (como pães brancos e massas), dar preferência para os complexos (integrais)

:: Procurar as versões desnatadas dos alimentos

Atenção: Vale lembrar é preciso buscar orientação de um profissional antes de começar a se exercitar e de embarcar em uma mudança alimentar.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna