Ajudando os filhos com a lição de casa

Qual a medida certa da intervenção dos pais nas tarefas trazidas da escola

13286784
Foto: Stock Photos

A lição de casa é uma forma de fazer com que a criança fixe o conteúdo ensinado em sala de aula. Apesar de abominada pela maioria dos alunos, é considerada uma forma eficaz de estudo por educadores. Como em casa não há o auxílio de um professor para resolver as tarefas, normalmente os pequenos recorrem aos pais. É aí que surge a necessidade de saber o quanto e de que forma ajudar.

A psicopedagoga Cristiane Ferreira diz que é muito comum encontrar pais que exageram na medida e acabam interferindo negativamente na forma como a criança vai aprender um determinado conteúdo.

- É muito importante que os pais entendam que a lição de casa é uma atividade pedagógica, orientada pelo professor e que tem uma finalidade específica no processo de aprendizagem. Por isso, mesmo que a ajuda dos pais seja muito importante, eles precisam ter em mente que a lição de casa deve ser feita pelo aluno, mesmo que ainda não saibam fazer com perfeição – ressalta a psicopedagoga.

Segundo Cristiane Ferreira, os pais não devem corrigir a lição dos filhos antes do professor, pois muitas vezes a intenção é justamente avaliar o aluno, saber quais são suas dificuldades e seus pontos fracos.Também é vetado dar respostas aos pequenos.

Se a criança se deparar com uma atividade muito difícil os pais devem orientá-la a anotar o que não souberam fazer e pedir ajuda do professor no dia seguinte.

- Quando o aluno tem a oportunidade de perceber suas próprias dificuldades fica mais fácil superá-las – destaca Cristiane.

13286575

Travesseiros, toalhas e roupas ao sol: combatendo alergias de outono

Matéria anterior
13286439

A busca pela aceitação

Próxima Matéria