Alimentos diet, light ou zero açúcar são opções para dieta saudável e saborosa

Não é preciso abrir mão das delícias típicas de inverno

Ervilha em forma de sopa ajuda na sensação de saciedade
Ervilha em forma de sopa ajuda na sensação de saciedade Foto: Substância, Divulgação

Durante o inverno nosso corpo “pede” para consumir mais alimentos. Contudo, é possível saciar essa necessidade sem se descuidar da boa forma e manter uma alimentação saudável e de qualidade.

O desejo pelo consumo de alimentos calóricos e gordurosos como chocolate quente, fondue, feijoadas, aumenta muito mais nos dias frios, segundo Cristiane Yamane, nutricionista da Lightsweet.

– Isso acontece porque no inverno nosso organismo precisa se proteger do frio, quando as baixas temperaturas obrigam o nosso corpo a um gasto acrescido de energia, em função da necessidade de se produzir mais calor e, conseqüentemente, manter normal a temperatura corporal – explica.

No inverno é comum reduzirmos ou não praticarmos a mesma quantidade de atividades físicas se comparado com o verão. Muitas pessoas têm o hábito de à noite comer e beber alimentos mais gordurosos e calóricos, o que contribui muito para o aumento de peso. Nesta época do ano, a alimentação deve ser saudável, aumentando o consumo de legumes, frutas e frutas secas. Estes alimentos possuem vitaminas, minerais e fibras, pois reforça o sistema imunológico e pode impedir o aparecimento de uma gripe.

Sopas de legumes bem quentinhas são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras, são excelentes para aquecer hidratar e nutrir o organismo. O seu elevado teor de água e fibras induz uma saciedade, que acaba evitando os exageros. Prefira os caldos, canjas que sustentam mais e podem ser consumidos com crountons (pequenas torradinhas). As sopas engrossadas geralmente levam amido de milho, que contém carboidrato e contribui para o aumento do peso.

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