Alimentos funcionais têm a vantagem de transformar o corpo sem comprometer a saúde

Nutricionista explica quais são os itens que não podem faltar à mesa

Consumo de azeite de oliva faz bem ao paladar e à saúde
Consumo de azeite de oliva faz bem ao paladar e à saúde Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Perder dois quilos e diminuir a numeração do jeans são desejos de muitas mulheres. Para ajudá-las a cumprir esse objetivo, as clínicas de estética oferecem drenagens linfáticas, massagens modeladoras, aparelhos estimuladores da circulação sanguínea e outras parafernálias. Nada disso, porém, dispensa uma boa reeducação alimentar, devidamente orientada por um profissional. Priscilla Baracat, nutricionista e especialista em cosmetologia e estética, dá a dica para quem busca diminuir a celulite e a gordura localizada.

? Nesses casos, é importante aumentar a ingestão de água, substância fundamental para eliminar as toxinas. Chás estimulantes, como o de hibisco, o verde e o preto, assim como a pimenta, também são poderosos aliados, pois aceleram o metabolismo ? ensina.

Alimentos ricos em potássio ajudam na redução de medidas porque diminuem a retenção hídrica.

? Banana, damascos, figos e nozes são ótimas fonte do mineral ? diz.

Para quem procura otimizar os resultados de tratamentos faciais, é necessário investir em uma alimentação rica em antioxidantes. 

? Um dos motivos para o envelhecimento cutâneo são os radicais livres. As frutas vermelhas, assim como o kiwi, a laranja e as folhas verdes são ricos em vitamina C, que ajuda a eliminar os radicais livres e é indispensável na produção de colágeno ? ensina Priscilla.

Segundo ela, as vitaminas do complexo B, presente no iogurte natural, no queijo cottage e nas amêndoas auxiliam no crescimento das células e na formação de elastina e colágeno.

Para a nutricionista funcional Gisleine Pereira o segredo de uma pele saudável e luminosa é manter um bom funcionamento digestivo. 

? Qualquer alteração no intestino tem reflexo imediato na pele. Constipação pode ocasionar acne e cravos. Nesses casos, a absorção de nutrientes fica comprometida. O resultado é uma pele sem brilho.

Para manter o intestino funcionando, ela recomenda o consumo de alimentos probióticos, que atuam estimulando o crescimento de bactérias benéficas para a flora intestinal.

? Leite fermentado contém probióticos, mas eu costumo indicar o uso de polpa de banana verde ou a farinha da fruta. Quanto mais natural o alimento, mais rico ele é. Esses leites fermentados passam por processo de refinamento e perdem propriedades.

Alimentos que contêm zinco, entre eles, a sardinha e o salmão, devolvem a vitalidade aos cabelos e às unhas. Para a manutenção da elasticidade da pele, Gisleine indica suplementos à base de enzima Q10, silício orgânico e colágeno. Ela explica que essas substâncias são raras in natura.

? A romã é rica nesses elementos, mas difícil de ser encontrada.

As proteínas magras também cumprem papel importante na manutenção da massa muscular. Gisleine explica que, para emagrecer de forma saudável, não basta diminuir o tamanho das porções, mas levar em conta a qualidade do alimento.

Leia mais
Comente

Hot no Donna