Alimentos podem aumentar apetite sexual

Desempenho sexual e a fertilidade podem apresentar melhoras com a ingestão de alimentos que possuem nutrientes capazes de produzir hormônios sexuais de ação estimulante

A vitamina B1, presente nos cereais integrais, aumenta a energia do corpo, essencial para a libido
A vitamina B1, presente nos cereais integrais, aumenta a energia do corpo, essencial para a libido Foto: Ana Lucia Correa

O desejo sexual faz parte de uma vida saudável e, assim como outros assuntos relacionados ao bem-estar, merece atenção. Segundo a nutricionista Bruna Murta, quando a libido está em baixa, o corpo pode ser afetado tanto física quanto emocionalmente.

Baixa autoestima, ansiedade e depressão podem estar intimamente ligados à falta de desejo sexual. Mas, o desempenho sexual e a fertilidade podem apresentar melhoras com a ingestão de alimentos que possuem nutrientes capazes de produzir hormônios sexuais de ação estimulante.

Um desequilíbrio na alimentação ou na produção de neurotransmissores pode ser a causa da perda de libido. O contrário também é verdadeiro, segundo Bruna.

Veja a lista de alimentos e nutrientes que melhoram o desempenho sexual e a fertilidade:

:: Ácidos graxos essenciais (ômegas 3, 6, 7 e 9): fundamentais para a produção de hormônios sexuais. Consuma nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelãs, óleos vegetais e semente de linhaça.

:: Arginina: encontrada no chocolate, cereais integrais e oleaginosas, evita o risco de impotência sexual.

:: Magnésio: ajuda na produção de hormônios sexuais e neurotransmissores que causam a sensação de prazer. Presente nos vegetais folhosos verde escuros, oleaginosas e quinua.

:: Selênio: melhora a qualidade do esperma e a fertilidade em homens. A castanha é uma das principais fontes.

:: Vitamina A: regula a síntese de progesterona. Encontrada em hortaliças e frutas de cor amarelo alaranjadas, folhas escuras ou em cápsulas de betacaroteno.

:: Vitamina B1: aumenta a energia do corpo, essencial para a libido. Encontrada no levedo de cerveja, cereais integrais, cacau e amendoim.

:: Vitamina E: encontrada principalmente no gérmen de trigo e nos óleos vegetais, também participa da produção de hormônios sexuais.

:: Zinco: as principais fontes alimentares de zinco são ostras, grão de bico e demais leguminosas, cereais integrais e oleaginosas.

:: Triptofano: precursor de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Encontrado no chocolate amargo, quinua, leguminosas, banana, arroz integral, castanhas, nozes, morango, laranja, tâmara e ovos.

:: Amendoim: fonte de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, melhorando a circulação na região do órgão masculino. Contém vitamina E, que participa da produção de hormônios sexuais.

:: Cacau: fonte de feniletilamina, fornece a sensação de prazer.

:: Gengibre: estimula e auxilia na prolongação da função erétil. Pode ser consumido na forma de chá ou para temperar receitas doces e salgadas.

:: Café: por ser rico em cafeína, possui ação estimulante. Pessoas com hipertensão arterial, devem consumir com orientação de um nutricionista.

Leia mais
Comente

Hot no Donna