Alimentos ricos em líquidos e sucos naturais ajudam a manter corpo hidratado

Confira abaixo algumas dicas para enfrentar o calor

Frutas da estação como a melancia e o melão ajudam a hidratar o organismo
Frutas da estação como a melancia e o melão ajudam a hidratar o organismo Foto: Lu Chuanquan, AP

O verão está chegando. Para encarar essas mudanças numa boa e aproveitar a estação mais quente do ano o hagah foi atrás de dicas saudáveis para os internautas. Sabrina Lentz, nutricionista residente pelo Instituto de Cardiologia no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, conversou com a redação e revela que a sensação de falta de energia nos dias quentes normalmente é devido a uma queda na pressão arterial que a maioria das pessoas enfrenta com o calor.

Para evitar essas quedas na pressão, Lentz aconselha manter o volume plasmático o mais normal possível, ingerindo líquidos (cerca de 8 copos/água/dia) e consumindo alimentos ricos em líquidos, principalmente frutas da estação como a melancia e o melão, pois se perde muito líquido através da urina e do suor.

A nutricionista explica que como nosso corpo é composto por aproximadamente 60 a 70% de água. A maioria dos casos de desidratação está associada a perdas de líquidos através de vômito, diarréia, elevado uso de diuréticos, diabetes descompensado, suor excessivo, ou a alta ingestão alcoólica, entre outros fatores – que fazem com que se tenha um déficit de líquidos no organismo, gerando sintomas como dor de cabeça, tontura, pele e boca seca, diminuição do suor e da urina, aumento da temperatura do corpo, náuseas, vômito, fraqueza e aumento da frequência cardíaca.

? Sucos de frutas são especialmente indicados para crianças, atletas e idosos, principalmente os de limão, maracujá, melancia, melão e laranja. Diluídos em água são as maiores fontes de hidratação nesta época do ano ? avalia.

Ela ainda lembra que bebidas cafeinadas, assim como chás de ervas diuréticos, não são indicados pois estimulam a perda de líquidos. No almoço, a dica é procurar investir no consumo de saladas, carnes magras, nunca abusando dos carboidratos – hábito que auxilia quem quer perder peso – e de sobremesas.

No jantar a sugestão é:

? Para quem está acostumado a fazer uma refeição semelhante ao almoço, pode seguir a mesma rotina. Se optar por lanche, um sanduíche com pão integral, frios magros e salada, acompanhado de suco de frutas é uma ótima alternativa ? conclui.

Leia mais
Comente

Hot no Donna